Exposição dos Presentes Protocolares 2011

Exposição dos presentes oferecidos à Câmara dos Deputados por chefes de Estado e representantes diplomáticas. Tais presentes compõem-se de obras de arte, condecorações, moedas, placas, entre outros.

PRESENTES QUE UNEM E ENGRADECEM

É cada vez maior e mais relevante o papel exercido pela Câmara dos Deputados como instituição representativa dos valores em que o Brasil se reconhece como estado, e os brasileiros, como povo. Natural, portanto, que os parlamentares que lhe ocupem a Presidência recebam, no país e no exterior, presentes que traduzam o respeito e o reconhecimento a que faz jus a Casa. Por norma estabelecida em 2003, esses objetos fazem parte do patrimônio da Câmara, transcendendo, assim, o âmbito pessoal para assumir uma dimensão histórica, ao guardar para o futuro a memória das relações institucionais desenvolvidas através dos tempos.

Nesta Mostra do Acervo de Presentes Protocolares do Museu da Câmara dos Deputados, apresentam-se 141 objetos oriundos de 64 países de quatro continentes, incluídos aqueles ofertados por associações e entidades brasileiras. São peças representativas da história, da cultura e da arte que compõem um belo e substancioso painel da riqueza humana, das diferenças que nos caracterizam como nações e nos definem como sociedades. Não por coincidência, acha-se esse conjunto em uma instituição que, a par das leis que elabora, cumpre hoje uma importante agenda no campo da diplomacia parlamentar, em que lideranças políticas nacionais e estrangeiras se encontram em nome da amizade, do respeito e da cooperação que devem prevalecer nas relações entre os povos.

Registros dos primeiros grupos humanos socialmente organizados mostram a oferta de presentes como um gesto de boa vontade, como um aceno de concórdia e de paz, em que homens e mulheres dão ao outro o melhor de si para que possam conviver em paz e harmonia. Esse, o significado que damos aos presentes recebidos pelos presidentes da Câmara dos Deputados, independentemente da nobreza material ou da expressão artística: neles sentimos, mais do que tudo, a alma dos países e a essência dos povos de onde provêm, valores que engrandecem a Casa a que temos a honra de pertencer.

Que esses Presentes Protocolares continuem, pois, a enriquecer o diálogo e a fortalecer os laços que unem o Brasil às nações amigas, no esforço que juntos empreendemos para construir o futuro de prosperidade e de justiça a que todos temos direito.  

Marco Maia

Presidente da Câmara dos Deputados

A seguir  alguns presentes protocolares:

 

 Presente da República da Indonésia

Presente da República da Indonésia

Carruagem

Autor desconhecido

Prata

9 x 9 x 20 cm

Sem data

Presente da República Popular da China

Bordado de 2 capas

Seda 34 x 21 x 8 cm

2004

 

O pensador

O Pensador

Presente da República da Angola

O Pensador

Opombo Kidi

Bronze

28 x 11 x 18 cm

2005

 

Senado de la nación

Latão de Madeira

12 x 9 x 2 cm

Sem data