Desenho Mágico

Crianças entre 9 e 11 anos expõem na Câmara dos Deputados 28 obras de arte, que fazem parte do projeto “Desenho Mágico”, técnica que desenvolve a visão de mundo dos artistas mirins.
05/10/2015 14h20

Abertura exposição Desenho Mágico - Alex Ferreira / Acervo / Câmara dos DeputadosO pedagogo e professor Carlos Lima Campos desenvolveu a técnica do “Desenho Mágico”, na qual a criança pinta livremente, e cria, espontaneamente, seu estilo. Elas rabiscam a tela, descobrem o desenho, escolhem o tipo de pincelada que querem utilizar e, com isto, passam a enxergar o mundo sob uma perspectiva mais filosófica.

Abertura exposição Desenho Mágico - Alex Ferreira / Acervo / Câmara dos DeputadosDe acordo com o professor, a criança não precisa de preparação para a arte. Com o “Desenho Mágico”, ela desenvolve potencial para expandir sua visão de mundo por meio do pincel e da pintura e é impulsionada a refletir sobre o poder de uma obra de arte.

Carlos Lima começou a ensinar a técnica à maioria dos 10 artistas mirins deste grupo em 2013. Além da prática de desenho em sala de aula, na Escola Classe 1 de Sobradinho, região administrativa de Brasília-DF, os alunos frequentaram a escola fora do horário de aula para exercitar o desenho e as técnicas de pintura em nanquim, aquarela e acrílica sobre tela, esta última utilizada nos trabalhos expostos.Abertura exposição Desenho Mágico - Alex Ferreira / Acervo / Câmara dos Deputados

Participam da mostra: Daniele Barbosa Borges, Isabela Gomes Factum, Joabe Rodrigues Duarte, José Lucas Costa Souto, Kauã Fernandes de Abreu, Manuela Lopes Machado, Marcos Vinícius Ribeiro Gonçalves, Maria Angélica Costa Souto, Maria Eduarda Cunha Sousa e Paulli Azevedo Cabral.

A exposição acontece em parceria com o Plenarinho, programa de educação infantojuvenil realizado pela Câmara que ensina as crianças sobre temas como democracia e cidadania.

Abertura exposição Desenho Mágico - Alex Ferreira / Acervo / Câmara dos DeputadosBonecos da Turma do Plenarinho – personagens infantis criados para ajudar as crianças a entender o processo legislativo apresentaram a exposição aos visitantes no dia da abertura, 5 de outubro.

Haverá ainda visita guiada para grupos escolares, disponíveis mediante agendamento prévio pelo telefone 0800 619619 ou pelo site https://www2.congressonacional.leg.br/visite/agendamento-pt

Exposição Desenho Mágico

Visitação: De 5 a 23 de outubro de 2015, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h

Local: Espaço do Servidor – Anexo II - Câmara dos Deputados – Brasília-DF

Informações e agendamento prévio de visitas mediadas para escolas pelo site https://www2.congressonacional.leg.br/visite/agendamento-pt ou pelo telefone 0800 619619.

 

Confira aqui o catálogo da exposição.

 

selo selecionado por edital