A Constituinte de 1823: acervo Memória do Mundo

A Câmara dos Deputados expõe mais de 3 mil documentos originais da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil.
02/12/2015 17h45

Livro de Atas - CapaA mostra "A Constituinte de 1823: acervo Memória do Mundo" tem como objetivo divulgar e ampliar o acesso aos documentos que o arquivo da Câmara dos Deputados guarda, desde 1823, com originais da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil, criada pelo Imperador D. Pedro I.

São mais de 3 mil documentos do período compreendido entre 17 de abril e 12 de novembro de 1823. Em dezembro de 2013, esse conjunto de documentos foi incluído no Programa Memória do Mundo, da Unesco. O programa identifica os documentos que, em razão de sua importância,  devem ser classificados e preservados como patrimônio universal.

Cabeçalho do Projeto de Constituição

A exposição apresenta obras originais, plotagens com cópias de outros documentos e ainda totens para que os visitantes naveguem pelas obras completas disponíveis na internet.

Além da exposição, haverá dois eventos relacionados ao Fundo da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa de 1823. O primeiro será a abertura de uma página exclusiva sobre o tema no portal da Câmara dos Deputados; o segundo, o lançamento da edição comemorativa do Inventário do Fundo, obra ampliada e revisada que apresenta a composição da Assembleia por estado, assim como as mesas e comissões ao longo do período de funcionamento.

Os interessados podem ter acesso a todos os documentos, que estão guardados no Arquivo da Casa, seguindo as orientações da Coordenação de Arquivo do Centro de Documentação da Câmara. 

Aclamação de D. Pedro Com Multidão na PraçaExposição “A Constituinte de 1823: acervo Memória do Mundo”

Visitação: 2 de dezembro de 2015 a 28 de fevereiro de 2016

Local: Galeria de Arte do Salão Nobre

Hora: 9h às 17h

Entrada franca

 

Confira aqui o catálogo da exposição.