A Arte Iluminadora de Rones Dumke

A exposição registra parte da trajetória de mais de quatro décadas do artista plástico curitibano, com obras que vão do figurativo ao surrealismo clássico.
30/09/2015 14h50

O Rito da Estranheza - Rones DumkeAs 28 obras de Rones Dumke apresentadas — entre colagens, gravuras e técnicas mistas — trabalham com o figurativo e com o surrealismo clássico e também são influenciadas pelo dadaísmo, pelo simbolismo e pelo construtivismo. Além de artista plástico, ele se destaca como pensador da cultura. 

Rones Dumke recebeu prêmios em seu estado natal, Paraná, como o Prêmio Aquisição Fundação Teatro Guaíra, no 30º Salão Paranaense (1973); o Prêmio Museu de Arte Contemporânea do Paraná – 1ª Mostra do Desenho Brasileiro (1979); o Prêmio da Secretaria da Cultura e do Esporte de melhor artista paranaense, no 37º Salão Paranaense (1980) e o Prêmio “Sala Especial”, na 2ª Mostra do Desenho Brasileiro, SECE/MAC (1980). 

O Hermes Côncavo - Rones DumkeNascido em Curitiba, em 1949, Rones Tadeu Dumke é autodidata e frequentou o ateliê do artista Carlos Scliar. Aprendeu os primeiros ensinamentos das artes plásticas com o pai, mas, pelo trabalho de mimese (cópia repetitiva de imagens  de seu interesse), refinou os traços de seu desenho clássico. 

Além dos fundamentos da pintura, também estudou literatura e cinema. Destacou-se na geração de jovens artistas que renovou a pintura paranaense na década de 70, e que inclui nomes como Carlos Eduardo Zimmermann, Rubens Esmanhotto, Osmar Chromiec e Bia Wouk. Em 1982, expôs suas obras em Ohio e, em 2007, publicou o livro “Clepsidra”, em parceria com o escritor Otávio Duarte.

Dumke tem obras em coleções particulares no Brasil, na França, nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, além de trabalhos expostos em acervos de museus. 

O Talismã da Sentinela - Rones DumkeA Arte Iluminadora de Rones Dumke

Encontro com o artista – abertura para público e imprensa: 1º de outubro, às 17h30

Local: Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados – Brasília-DF

Visitação: de 30 de setembro a 27 de outubro de 2015, de 2ª a 6ª, das 9h às 17h

Local: Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV – Câmara dos Deputados – Brasília

Entrada franca

 

Confira aqui o catálogo da exposição.

 

selo selecionado por edital