Exposições Artísticas

  • 15/07/2013 - Areia, de Adriana Marques
    A exposição “Areia”, da artista plástica Adriana Marques, abre para o público dia 17/02 e traz para a Câmara quadros que retratam o cotidiano de pessoas idosas nas praias do Rio de Janeiro, pintados em tinta acrílica sobre tela e técnica mista sobre tela. A artista estará presente na exposição dia 18/02, às 18h30, para falar com a imprensa.
  • 15/07/2013 - Arte Cidadã VII
    A Câmara dos Deputados inaugura nesta quarta-feira (4/12), às 11 horas, na Galeria de Arte do 10ª andar do Anexo 4, uma exposição coletiva com os artistas Andréa Greco e Morenu. As obras de Andrea são caracterizadas pelas culturas inca, maia e asteca, misturadas ao surrealismo e ao cubismo. Já Morenu trabalha com quadros pintados em cores fortes, inspirados em comunidades indígenas da Amazônia. A exposição permanecerá aberta ao público até o 19/12 e a entrada é franca.
  • 15/07/2013 - 100 anos - Tomie Ohtake
    Em homenagem aos 100 anos de nascimento de Tomie Ohtake, o gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados inaugura no dia 23/11 uma mostra com 13 obras da artista plástica japonesa. São 12 gravuras em metal e uma em acrílica sobre tela, que ficarão expostas ao público até 26 de janeiro de 2014. A entrada é franca.
  • 15/07/2013 - Crucial Simplicidade
    Beatriz Abi-Acl expõe 14 quadros na galeria de arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados. As obras, que retratam a destruição da natureza, poderão ser vistas a partir de 04/12.
  • 15/07/2013 - Osirarte - Azulejaria dos Mestres
    Azulejos pintados por Paulo Rossi Osir, Burle Marx, Portinari e Alfredo Volpi são expostos na Câmara dos Deputados até 28 de novembro
  • 15/07/2013 - Dentro da Mata
    Inserir o visitante na mata amazônica – esta é a proposta da exposição Dentro da Mata, do artista plástico Miguel Penha, que o Centro Cultural Câmara dos Deputados inaugura nesta terça (29), na Galeria de Arte do 10º andar do Anexo 4. Além dos quadros que retratam a floresta, em acrílico sobre tela, quatro sentidos humanos serão provocados. Visão, audição, olfato e tato serão percebidos pela ambientação criada no espaço: paredes pintadas de verde, folhas secas espalhadas pelo chão, além de sons da mata e de pássaros comporão o espaço.
  • 15/07/2013 - Israel por Simone Ribeiro
    A partir de 11/9, a Galeria de Arte do Anexo 4 da Câmara dos Deputados expõe a mostra “Israel”, da artista plástica Simone Ribeiro. São 30 obras inspiradas em uma série homônima, pintada por Cândido Portinari após viagem a Israel, em 1956. No dia da abertura do evento, às 19 horas, haverá um encontro com a artista no local.
  • 15/07/2013 - Denis Cavalcanti - Estruturas Geométricas
    A Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados recebe a exposição “Estruturas Geométricas”, do artista plástico, designer, serigrafista e escultor Denis Cavalcanti. A mostra apresenta 18 quadros em acrílica sobre tela, com bases geométricas abstratas, na linha temática do neoplasticismo revisitado.
  • 15/07/2013 - EDITAL 2013/14 - Centro Cultural da Câmara dos Deputados
    Edital de processo seletivo de exposições temporárias artísticas e institucionais para 2014
  • 15/07/2013 - Trajetória de Marlene Godoy
    O Centro Cultural da Câmara dos Deputados inaugura no dia 05 de agosto a exposição Trajetória de Marlene Godoy, que reúne 35 obras da artista plástica com técnicas mistas como óleo sobre tela, encáustica sobre madeira, desenhos em nanquim e óleo sobre madeira. A exposição será na Galeria de Arte do 10º andar da Câmara dos Deputados.
  • 15/07/2013 - Terra Brasileira
    A exposição fotográfica Terra Brasileira, de Cristina Oldemburg reúne 14 fotografias de elementos da natureza, como água e terra – as águas formam desenhos sinuosos; e a textura da terra retrata filigranas naturais –, acompanhadas de poemas de Murilo Mendes.
  • 15/07/2013 - Sentimento Caipira
    A exposição Sentimento Caipira, do pintor e cronista Jocelino Soares, apresenta 16 obras com temas que retratam paisagens rurais inspiradas em sua cidade natal, , Neves Paulista, interior de São Paulo, onde passou parte da infância. O artista trabalha com luzes e sombras e seus traços impressionistas são inspirados nos artistas Monet, Gauguin, Manet, Toulouse-Lautrec e, principalmente, Van Gogh. As telas também se aproximam da plasticidade dos pintores Víctor Meirelles, autor de A Primeira Missa do Brasil, Pedro Américo, com o quadro Grito do Ipiranga, e Almeida Júnior, com Caipira Picando Fumo.
  • 15/07/2013 - A Natureza ainda é bela & Caminhando com Portinari
    As exposições de fotografia "A Natureza ainda é bela", de Frederico Ozanan, e "Caminhando com Portinari", de Alan Nielsen. O mineiro Ozanam reuniu o material de sua exposição em um livro homônimo, que conta com 230 fotos de cenários naturais brasileiros. Já Nielsen retrata o universo presente nas paisagens e nos personagens da região de Brodowski, cidade do interior de São Paulo, onde nasceu o pintor Cândido Portinari.
  • 15/07/2013 - Arte na Capital - Brasília 53 anos
    A exposição Arte na Capital – Brasília 53 anos é uma mostra coletiva de arte visual contemporânea, com telas e fotografias tiradas por telefone celular. Ressalta a importância histórica e cultural de Brasília e sua relevância internacional como patrimônio cultural da humanidade. Busca alertar o público, principalmente as novas gerações, para a necessidade de preservação desse patrimônio, contribuindo desta forma, também, com a preservação da memória coletiva do povo de Brasília. Três artistas participarão desta mostra: os artistas plásticos Janduy Malta e Júlia dos Santos Baptista, e o fotógrafo Jimmy Christian.
  • 15/07/2013 - Reservas Ecológicas de Minas Gerais
    “A Montanha Minas. Terra desdobrável em campos gerais, rupestres e terras baixas cobertas de florestas. Minas, minha pequena aldeia de onde, do alto da montanha, vejo o mundo.” Yara Tupynambá