Cursos Oferecidos em 2012

OFICINA DE REDAÇÃO - TÉCNICA DO PARÁGRAFO DISSERTATIVO

-  Dia: segunda-feira

 

 

- OFICINA DE REDAÇÃO - TÉCNICA DO PARÁGRAFO DISSERTATIVO

-  Dia: segunda-feira

-  Local: Câmara de Deputados

 

Técnica e prática para redação científica, oficial, ensaios e dissertação entre outros. Com foco na estrutura da redação, a oficina visa às pessoas  que percebem a diferença entre uma redação lógica e coerente e aquelas com desequilíbrio lógico, fato que se observa tão comumente na prática geral. Também oferece debates sobre temas variados, além da oportunidade de fugir de obviedades e de descobrir caminhos originais de abordagem de temas.

 

- CLUBE DE LEITURA DE GRANDES LIVROS CONTEMPORÂNEOS (Leitura comentada com debates da obra lida em cada mês).

- Dia: Quarta-feira

- Local: Biblioteca Demonstrativa de Brasília (506/7 Sul)

 

MARÇO: CEMITÉRIO DE PRAGA DE UMBERTO ECO

ABRIL: PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN DE LIONEL SHRIVER

MAIO: TREM NOTURNO PARA LISBOA DE PASCAL MERCIER

JUNHO: NADA É O QUE PARECE SER DE PATRICIA HIGSMITH

 

- OFICINA SOBRE COMO FALAR EM PÚBLICO

- Dia:  segunda-feira

- Local: Câmara dos Deputados

 

O curso ensina a organização do discurso, etapas de uma apresentação, objetivos e estratégias de abordagem de temas, bem como a selecionar o assunto e o tema em função do auditório. Oferece, ainda, técnicas de desinibição para falar em público, relaxamento, exercícios práticos de respiração e postura, noções de postura, gesticulação, dicção e voz – teoria e prática.

 

OFICINA DE CONTOS E CRÔNICAS

- Dia: quarta-feira

- Local: Biblioteca Demonstrativa de Brasília (506/7)

- Dia: quinta-feira

- Local: TCU

- Dia: sexta-feira

- Local: Câmara dos Deputados

 

A mais antiga das oficinas do Espaço Cultural oferece um ambiente propício ao debate e à criatividade no exercício da estilística narrativa em conto e crônica. Desenvolve a percepção do escritor novo para as técnicas de redação criativa e para a crítica estética da forma e do conteúdo. 

 

FILOSOFIA DO I CHING

- Dia: segunda-feira

- Local: Câmara dos Deputados

- Dia: quarta-feira

- Local: Biblioteca Demonstrativa de Brasília (506/7 Sul)

- Dia: quinta-feira

- Local: Tribunal de Contas da União

 

Uma das mais tradicionais oficinas do Espaço Cultural, este espaço para meditação e debate abre a percepção para as filosofias orientais e para a lógica do pensamento equilibrador da filosofia Taoísta. Utilizamos a estratégia do livro de mutações na vida pessoal, no trabalho e na vida espiritual e também analisamos as belas metáforas deste clássico literário milenar. Neste curso, apresentaremos as grandes linhas temáticas do i ching. Aprenda as estratégias orientais do zen-taoísmo e aplique em sua vida e trabalho.

 

ATUALIZAÇÃO EM LITERATURA

- Dia: sexta-feira

- Local: Câmara dos Deputados

 

Espaço para conhecer e debater a literatura contemporânea em diversos países do mundo. Um autor ou grupo de autores representativos da literatura dos últimos cinqüenta anos de diversos países serão lidos e analisados.

 

OFICINA DE TÉCNICA NARRATIVA - REDAÇÃO TEORIA E PRÁTICA DO CONTO E DA CRÔNICA

- Dia: sexta-feira

- Local: Câmara de Deputados

 

Nas aulas da manhã de sexta,  o professor reúne todos aqueles que desejam ler, aprender e praticar literatura para, em grupo, participarem de uma série de atividades que procuram desenvolver a criatividade literária e geral do indivíduo, mesmo os que não pretendem produzir textos literários. É um momento de exercitar a criatividade e aprender novos temas e técnicas para auxiliar na melhor fruição da leitura. Aberto a todos.  

 

OFICINA DE CRIATIVIDADE NA ESCRITA, NARRATOLOGIA E ESTÉTICA

- Dia: sexta-feira

- Local: Câmara de Deputados

 

Na manhã de sexta, o professor reúne todos aqueles que desejam ler, aprender e praticar literatura para, em grupo, participarem de uma série de atividades que procuram desenvolver a criatividade literária e geral do indivíduo, mesmo os que não pretendem produzir textos literários. É um momento de exercitar a criatividade e aprender novos temas e técnicas para auxiliar na melhor fruição da leitura. Aberto a todos.

 

LEITURA COMENTADA DE GRANDES TEXTOS LITERÁRIOS DE TODOS OS TEMPOS.-DEBATE SOBRE TEMAS LITERÁRIOS – CRÍTICA LITERÁRIA

- Dia: sexta-feira

- Local: Câmara dos Deputados

 

Nesta oficina são debatidos e ensinados elementos críticos da obra de arte, não apenas em literatura, mas em diversas modalidades expressivas, que vão da dança ao teatro, da televisão ao mundo do samba, da literatura às artes plásticas.

 

CICLO DE LEITURA

- Dia: sexta-feira

- Local: Câmara dos Deputados

 

Esta é a principal e mais antiga atividade do Núcleo de Literatura do Espaço Cultural. Nela, são preparados os saraus bimestrais com leituras sobre o tema do sarau. Leituras sempre animadas e seguidas de debate e comentários dos participantes e, muitas vezes, ensaio dos textos a serem lidos.