Brasil 500 Anos

Brasil 500 anos

Vinte e nove obras mostram os diversos aspectos socioeconômicos, históricos e culturais dos estados brasileiros, caracterizando as diversas regiões em suas peculiaridades multiétnicas, históricas e geográficas, construídas a partir de pesquisa histórica.

 

A Mostra Brasil 500 Anos tem sua origem na comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil. A artista Nádya Niehues Becker optou por mostrar a diversidade do país num todo, que é resultado de uma constituição histórica, fruto de múltiplas influências. As obras tendem a ser contemporâneas porque conseguem unir tradição à modernidade. Este trabalho é dividido em 29 obras: 26 caracterizam cada estado brasileiro na atualidade, uma mostra o Distrito Federal, outra registra os 500 anos de história do Brasil e, a de abertura, que representa os 500 anos do Brasil. As cores utilizadas correspondem à tropicalidade do país. A fauna e a flora destacadas, em algumas obras, caracterizam espécies em extinção e/ou outras, que por meio  de projetos ambientais, não apresentam mais este perigo. Nem todo estado é caracterizado pelo que tem de mais importante. Fica demonstrado que há uma integração entre os estados, face as condições climáticas favoráveis, que mostram o cenário de toda uma região. Por exemplo, a fruta que comumente conhecemos como sendo da Bahia, o coco, aparece no quadro Sergipe, pois este também é um dos maiores produtores nacionais.

 

Nádya Niehues Becker é natural e residente na cidade de Braço do Norte, Santa Catarina, e iniciou na pintura em outubro de 1997. Pedagoga, psicóloga, artista plástica, inicialmente autodidata, hoje é pós-graduada em História da Arte. Tem formação em terapias cognitivas e neuropsicologia. Participou de várias exposições individuais, coletivas e itinerantes no Brasil e no exterior. Recebeu o Prêmio Interações Estéticas 2010 – Residências Artísticas em Pontos de Cultura -, concedido pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Nacional das Artes.

 

 

“Espera-se que as pessoas, ao fazerem a leitura destas obra, reflitam e conheçam os diversos aspectos paisagísticos, históricos e culturais do Brasil, especialmente como os bens patrimoniais, cabendo a todos a preocupação com a preservação, porque é nossa casa, nossa Pátria.

Neste sentido, mostrar fragmentos de realidade do Brasil, dentro desta retrospectiva, é motivo de grande orgulho e realização “poder registrar para o futuro o presente”.

 

Nádya Niehues Becker (1999}

 

 

 

Serviço

 

Mostra Brasil 500 Anos - Nádya Niehues Becker

 

Cerimônia de abertura

Data: 04 de setembro de 2012

Hora: 17 horas

Local: Câmara dos Deputados, Espaço do Servidor, Anexo II,  Brasília (DF)

 

Visitação:

Data: de 03 a 27 de setembro

Hora: 2ª a 6 ª, das 09 às 18 horas.

Local: Câmara dos Deputados, Espaço do Servidor, Anexo II,  Brasília (DF)

Entrada Franca