ARTE TRIBAL AFRICANA - Câmara das Artes

arte tribal - capaEm continuidade às comemorações do mês da Consciência Negra, o Centro Cultural Câmara dos Deputados Zumbi dos Palmares expõe máscaras, esculturas e objetos de várias etnias africanas.  É a Exposição Arte Tribal Africana, que traz 60 peças criadas entre os séculos XVII e o XX pertencentes ao acervo do ÁfricaBrasil Museu Intercontinental, no Espírito Santo. A cerimônia de abertura vai acontecer no dia 20 de novembro e as obras poderão ser vistas entre os dias 13 de novembro e 16 de dezembro, no salão branco da Câmara dos Deputados.

As 60 obras que compõem a mostra Arte Tribal Africana constituem uma pequena parte das quase cinco mil peças do acervo do ÁfricaBrasil Museu Intercontinental. Colecionadas há 35 anos pelo escritor e também curador da mostra, o capixaba Maciel de Aguiar, estas máscaras e totens representativos da milenar cultura e civilização africana compõem um mosaico representativo da história deste continente que influenciou e influencia toda a civilização humana. Poucos séculos atrás, esta mesma civilização foi considerada bárbara e passível de escravidão, fato que se consumou por dezenas de anos. Ao inspirarem-se na arte tribal africana, artistas reconhecidos mundialmente, como Picasso e Modigliani, reconheceram e valorizaram a grandeza e a riqueza da cultura deste povo único.

 

A exposição representa o reconhecimento do Brasil para com a mãe África e sua importância na concepção da arte moderna no mundo. Também facilita uma melhor compreensão da contribuição do povo negro para a constituição da civilização brasileira. Nas terras africanas, durante séculos, a arte tribal teve um papel importante na identificação das etnias e de suas regiões, caracterizando-se como um legado de grande importância cultural. Foi produzida uma grande variedade de estilos e concepções que remontam aos primórdios da História.

 

Também é possível encontrar muitas obras com elementos animais e minerais, fato que constitui, emblematicamente, uma genealogia mitológica com a representação de acontecimentos marcantes para a cultura das tribos e para as suas concepções sobre a formação do universo, tradições e também um registro de fatos históricos que evocam civilizações passadas. Essas representações formam um conjunto de testemunhos que comprovam ser a arte tribal - como percepção social e popular de muitas etnias - um conceito que remonta à épocas distantes. Revela, também, as faces, as lutas e as conquistas do homem em diferentes estágios de sua evolução, o que somente o milenar continente africano pode oferecer.

 

Instalado no Porto de São Mateus, ao norte do estado do Espírito Santo, o ÁfricaBrasil Museu Intercontinental nasceu da orientação intelectual do antropólogo Darcy Ribeiro, que defendia a criação de um espaço que pudesse congregar e difundir a arte tribal africana e estudar o processo escravocrata em nosso País. Foi criado e gerido com recursos privados, após 35 anos de pesquisa, doação de colecionadores e de estudiosos. Assim, após reunir o maior número possível de máscaras, esculturas e de objetos provenientes de várias etnias, entre os séculos XVII e XX, o ÁfricaBrasil Museu Intercontinental se converteu em um importante centro de difusão, valorização, estudos e pesquisas da arte tribal, contribuindo para sua unidade e um melhor entendimento do continente africano no processo de criação de notáveis artistas e dos movimentos que criaram e difundiram a arte moderna no século XX.

 

Na cerimônia de abertura haverá apresentação de grupo folclórico de Ticumbi - manifestação afrodescendente  que representa a luta entre dois reis para louvar São Benedito: Rei de Bamba e o Rei de Congo. O grupo é formado por 18 pessoas, todos negros, e é considerado o mais genuíno do estado do Espírito Santo. O curador da mostra, Maciel de Aguiar, é Vassalo – espécie de ajudante – do grupo há mais de 45 anos.

 

SERVIÇO

 

Exposição Arte Tribal Africana - acervo do ÁfricaBrasil Museu Intercontinental.

 

Cerimônia de abertura

 

Data: 20 de novembro de 2012, terça-feira

Local: Salão Branco do Congresso Nacional

Hora: 18 horas

Apresentação de grupo folclórico de Ticumbi – manifestação folclórica afrodescendente

Entrada franca

 

Visitação

 

De 13 de novembro à 16 de dezembro de 2012.

Local: Salão Branco do Congresso Nacional

Horário: todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, das 10:00 às 18 horas

Entrada franca