Início / Institucional / Visite / Esta página

Palácio do Congresso Nacional

Fachada 2

Ao ser transferida do Rio de Janeiro para o Planalto Central, a capital federal teve a marca do traço do urbanista Lúcio Costa, que ganhara o concurso do projeto de construção da cidade, e do arquiteto Oscar Niemeyer.

O Palácio do Congresso Nacional é um dos pilares da arquitetura monumental de Niemeyer que dão forma à capital inaugurada em 1960. Está erguido na Praça dos Três Poderes, que tem este nome por também abrigar o Palácio do Planalto (sede do Poder Executivo) e o Palácio do Supremo Tribunal Federal (instância máxima do Poder Judiciário). Construído em terreno elevado, é visto de longe como culminância da avenida Eixo Monumental, que abriga a Esplanada dos Ministérios e atravessa a cidade de norte a sul.

Sede das duas Casas do Poder Legislativo e um dos mais famosos cartões postais do Brasil, o Palácio do Congresso Nacional é composto por duas cúpulas e duas torres de 28 andares, que abrigam a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

A visitação guiada

O Programa de Visitação Institucional da Câmara é orientado por conceitos que vão além do turismo. Com foco na educação para a cidadania, transmite informações sobre a história política do Brasil, o processo de elaboração das leis e o patrimônio artístico e arquitetônico do Congresso Nacional. Em visitas guiadas, o público tem acesso aos principais espaços do Palácio.

Nos salões e corredores da Câmara, são expostas obras de arte de valor inestimável. Ao alcance dos olhos estão esculturas, quadros, painéis e outras criações de artistas como Di Cavalcanti, Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti e Oscar Niemeyer, todas integrantes do acervo permanente da Casa. Nos diversos espaços e no Gabinete de Arte da Presidência, são promovidas exposições de artistas plásticos contemporâneos de várias regiões do Brasil, selecionados por edital público. 

(foto: Rodolfo Stuckert / Acervo Câmara dos Deputados)

Curiosidades: