Início / Institucional / Visite / Notícias / Esta página

Programas e ações de relacionamento com a comunidade

São diversas atividades voltadas ao aperfeiçoamento da relação da instituição Câmara dos Deputados com a sociedade envolvendo adultos e crianças
12/01/2015 15h07
logotipo da turma do plenarinho

Turma do Plenarinho

O Plenarinho é o principal canal de interação entre a Câmara dos Deputados e o público infantil. O portal informa sobre política, democracia e organização do Estado.
www.plenarinho.leg.br


logotipo escola na câmaraEscola na Câmara

O projeto proporciona às instituições de ensino uma aula interativa com especialistas
 da Câmara e uma visita guiada à Casa. O programa é voltado para alunos do ensino médio das redes pública e privada do Distrito Federal. A Câmara oferece transporte, material de apoio (camiseta, bolsa e pasta) e lanche.
www.goo.gl/atIKv5

logotipo camara mirimCâmara Mirim

Programa anual que simula uma sessão ordinária da Câmara dos Deputados. Alunos do ensino fundamental fazem o papel de parlamentares mirins. Eles apresentam, debatem e votam três projetos de lei selecionados entre todos os enviados pelas crianças.
www.plenarinho.gov.br/camaramirim

logotipo estagio visitaEstágio Visita

A cada edição 50 alunos universitários são recebidos para cinco dias de palestras, aulas e visitas orientadas. Os estudantes também participam de uma simulação de atividade parlamentar nas comissões com direito a debate e votação de dois projetos de lei.
www.goo.gl/aD0s4Y


logotipo missão pedagógicaMissão Pedagógica

Oferece a professores da rede pública – do Ensino Fundamental e Médio – formação em educação para a democracia. São selecionados oito educadores de cada estado para o primeiro módulo feito à distância. Em seguida, os dois com melhor desempenho são convidados a fazer uma semana de curso presencial em Brasília, além de outras etapas online.
www.goo.gl/1zyuI9

logotipo oficina de atuação no parlamentoOficina de Atuação no Parlamento

Curso presencial de educação política e cidadania para membros da sociedade civil organizada – ou seja, membros de associações, órgãos de defesa do consumidor, organizações não governamentais (ONGs), etc. As aulas apresentam o funcionamento e o papel do poder legislativo, além de informações e canais de comunicação da Câmara. As oficinas ocorrem duas vezes por ano. Para participar o candidato precisa ser indicado pela organização da qual faz parte e ter ensino fundamental completo.
www.goo.gl/dAsDCw

logotipo politeiaPoliteia

Programa anual que simula a atividade dos deputados federais e reúne estudantes universitários de todo o país. É realizado em parceria com o Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília.
www.projetopoliteia.com

 

Logotipo do PJBParlamento Jovem Brasileiro

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.
https://www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro

 

Educação a DistânciaLogo educação a distancia

Em linguagem simples e ilustrada, os cursos auxiliam o cidadão a buscar respostas, a refletir e, principalmente, participar do processo democrático e transparente de elaboração das leis do país.