Início / Institucional / Visite / Notícias / Esta página

Mais de 136 mil pessoas visitaram o Congresso em 2015

Visitar o Congresso Nacional é fazer um mergulho na história, na arte e na cultura que permeiam o processo parlamentar brasileiro.
06/08/2015 15h05

Com média de 11.355 mil pessoas por mês, o Congresso Nacional recebeu, em 2015, 136.266 visitantes de todas as idades, vindos de todas as partes do país e até de fora do Brasil.

Por conta das manifestações ocorridas e da reforma do Plenário do Senado tivemos vários finais de semana fechados para visitação em 2015. Foram 15 finais de semana fechados, mais de 30 dias, incluindo os feriados de 7 de setembro e 2 de novembro.

Cabe ressaltar que, apesar do impacto no número de visitantes, os fechamentos decorrem da necessidade de, por um lado, garantir a segurança dos cidadãos durante as manifestações e, por outro lado, apoiar a livre manifestação – direito de todos, garantida por nossa Constituição.

As visitas guiadas, que duram em média 50 minutos, ocorrem todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados; com saída a cada meia hora das 8h30 às 17h30.

Durante o primeiro semestre de 2015, os visitantes puderam acompanhar nos finais de semana, apresentações teatrais, dentro do projeto Visite Encena, com temas sobre a história do Brasil, de Brasília e ações do parlamento, que além de informar, tornaram as visitas mais lúdicas e educativas.

Mural dos desejos, homenagem às mulheres no parlamento, aniversário de Brasília e meio ambiente foram os temas trabalhados em fevereiro.

Mural dos Desejos ressaltou algumas Leis que afetam o dia a dia do cidadão, tais como: a Lei de Acesso à Informação, a Lei da Ficha Limpa, a “PEC das Domésticas” e a Lei Anticorrupção. O esquete também integrou o programa de ambientação de novos parlamentares.

Em março, o projeto Visite Encena fez homenagem a três mulheres que marcaram a história política nacional: Princesa Isabel, a deputada Carlota de Queiroz e a professora Celina Guimarães. Elas relataram, por meio das personagens, algumas dificuldades e desafios femininos em suas respectivas épocas.

De importância reconhecida em todos os livros de história do país, a Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon ficou conhecida como “a redentora”, por ter assinado a Lei Áurea – a lei de libertação dos escravos. Menos reconhecida, Carlota de Queiroz foi empossada em 1934 a primeira deputada federal no Brasil. Também de relevância na história do sufrágio feminino, a professora Celina Guimarães foi a primeira mulher a votar no país, em abril de 1928, fato que marcou a luta pelos direitos das mulheres.

No mês de aniversário de Brasília, Juscelino voltou à Câmara dos Deputados, exaltou a criação e evolução de Brasília e homenageou os seus 55 Anos. O esquete de abril contou com outros dois personagens: Tiradentes narrou sua história de luta pela liberdade. Um candango encontrou-se consigo mesmo 55 anos depois e emocionou a todos contando seus sonhos e tudo que se tornou realidade na sua vida e na vida da capital do país.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, as apresentações abordaram o capítulo da Constituição que trata do Meio Ambiente e a legislação relacionada ao assunto. O roteiro incluiu ainda as ações promovidas pelo Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados e pela Seção de Gestão de Áreas Verdes, que cuida de áreas como o Parque Bosque dos Constituintes e os jardins internos e externos da Câmara dos Deputados.

Outra atribuição do Serviço de Visitação é a realização de receptivos. Os receptivos são atendimentos especiais solicitados, na maior parte das vezes, pela Presidência da Câmara ou pela Diretoria Geral; envolvem traslado e acompanhamento de autoridades e outros convidados nos mais diversos tipos de eventos. O serviço é oferecido em português, espanhol, inglês, francês e libras. Até 31 de outubro de 2015 foram feitos 86 receptivos.