Início / Institucional / Visite / Notícias / Esta página

Confira e venha apreciar as exposições do mês de outubro

Aprecie obras que retratam a Cabanagem que ocorreu durante o período de independência do Brasil e a trajetória do artista plástico Rones Tadeu Dumke, além do projeto que envolve obras de artistas mirins. Não perca a última semana de exposição das telas do artista autodidata mineiro Mauro Silper
24/09/2015 10h56

 

Nas trilhas da CabanagemNas Trilhas da Cabanagem (1835 -1840)

A mostra traz imagens da Cabanagem, o único movimento em que as massas populares alcançaram o poder, por mais de um ano.
As imagens fazem parte do acervo do Museu de Artes de Belém, do Museu do Estado do Pará e da Assembleia Legislativa do Pará, além do Instituto Moreira Sales e da Biblioteca Nacional.
Para conhecer mais sobre essa história é só visitar o Corredor de Acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, das 9h às 17h. A exposição ficará disponível até o dia 21/10.


A Arte Iluminadora de Rones DumkeRones Dumke

28 obras apresentadas, entre colagens, gravuras e técnicas mistas, registram parte da história do artista plástico Rones Dumke.
Influenciado pelo surrealismo clássico, dadaísmo, simbolismo e pelo construtivismo, o artista ganhou vários prêmios, dentre eles Prêmio Museu de Arte Contemporânea do Paraná e Prêmio da Secretaria da Cultura e do Esporte, além de ter suas obras expostas em Ohio nos Estados Unidos.
A exposição pode ser visitada na Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados até o dia 27/10, de segunda a sexta-feira, das 9h as 17h.

 

Desenho mágicoDesenho Mágico

O pedagogo e professor Carlos Lima Campos desenvolveu a técnica do “Desenho Mágico”, na qual a criança pinta livremente, e cria, espontaneamente, seu estilo. Começou a ensinar o grupo de 10 alunos em 2013 e usa técnicas como pintura em nanquim, aquarela e acrílica sobre tela para desenvolver e expandir uma visão de mundo e do poder da arte.
A exposição é uma realização da Câmara dos Deputados em parceria com o Plenarinho e ficará exposta no Espaço do Servidor, Anexo II da Câmara dos Deputados. As visitas podem ser feitas segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O período da exposição é do dia 5/10 ao 23/10.

 

templos e tempos2Templos & Tempos

Mostra reúne mais de trinta obras do artista brasiliense Octávio Rold. Ele detalha em suas obras os aspectos da natureza da região de cada templo.

A visitação ocorre de 29 de agosto até 07 de outubro, das 9h às 17h, na Galeria de Arte do Salão Nobre do Congresso Nacional. A entrada é gratuita.