Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial / Institucional / Visite a Câmara / Notícias / Canais de comunicação entre cidadãos e Câmara dos Deputados

Canais de comunicação entre cidadãos e Câmara dos Deputados

Para estimular a participação popular, a Câmara dos Deputados oferece à sociedade diversos canais de informação e formas de interação com todos os brasileiros
12/01/2015 16h10
Iniciativa Popular

Muita gente não sabe, mas qualquer cidadão pode sugerir um projeto de lei à Câmara dos Deputados. Na chamada iniciativa popular, o projeto precisa ser assinado por 1% do eleitorado nacional (1,4 milhão de assinaturas) distribuído por, pelo menos, cinco estados brasileiros.
http://www2.camara.leg.br/participe/sua-proposta-pode-virar-lei

Comissão de Legislação Participativa (CLP)

Além da iniciativa popular, as sugestões de projeto de lei podem chegar à Câmara por meio da sociedade civil organizada. A CLP é responsável por receber sugestões de projetos de lei de associações de classe, sindicatos e organizações não governamentais do país.
http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/clp

Banco de Ideias

Se aprovados pelo colegiado, os projetos apresentados pela população seguem o caminho natural de tramitação de uma lei, passando pela Comissão de Constituição e Justiça e pelas comissões temáticas até chegar ao Plenário. Dentro da CLP, é possível reunir sugestões de cidadãos em um Banco de Ideias que pode ser consultado durante elaboração de propostas.
http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/clp/banideias.htm/banco-de-ideias

Contato com gabinetes parlamentares

É possível fazer perguntas aos deputados e sugerir mudanças nos projetos de lei em tramitação. Entre os mecanismos que facilitam a comunicação com os parlamentares está o envio de e-mails, que podem ser recebidos diretamente pelos gabinetes parlamentares. http://www2.camara.leg.br/deputados/pesquisa

Redes sociais

Nas redes sociais, os perfis do Twitter e do Facebook compartilham informações sobre a agenda legislativa e os resultados de votações. É possível interagir e saber as novidades da Casa e de projetos como o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que simula as atividades parlamentares com adolescentes brasileiros do ensino médio.
No Twitter: @CamaraDeputados e @RPCamara
No Facebook: https://www.facebook.com/camaradeputados https://www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro e https://www.facebook.com/visitacaocongresso

Portal

Site da Câmara que reúne informações sobre projetos de lei, reuniões, votações, discursos e outros dados relacionados à transparência, além de oferecer diversos canais de interação com a sociedade.
http://www2.camara.leg.br/

Fale conosco

Através dessa ferramenta, o internauta pode enviar sugestões e perguntas, que são encaminhadas às áreas competentes para o devido esclarecimento.
http://www2.camara.leg.br/participe/fale-conosco?contexto=http://www2.camara.leg.br/participe/fale-conosco

Fale com a ouvidoria

É o serviço indicado a denúncias, reclamações e demais solicitações relacionadas ao mau funcionamento, irregularidades ou ilegalidades no âmbito das atividades e serviços administrativos da Casa. http://www2.camara.leg.br/participe/fale-conosco/ouvidoria

Enquetes ativas

Página que reúne enquetes sobre os temas de interesse público da atualidade. O objetivo da ferramenta é promover a interação com os usuários do portal. http://www2.camara.leg.br/agencia-app/listaEnquete

Videochats

Essa ferramenta viabiliza o diálogo entre internautas e parlamentares, e proporciona um bate papo sobre temas principais temas em discussão no Congresso Nacional.
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/batepapo.html#

Câmara Notícias

Página responsável pela divulgação de notícias da Câmara. Reúne publicações sobre os mais variados temas de atuação parlamentar, serviços de comunicação da Casa, e ferramentas de interação com o internauta.
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/

Rádio Câmara

Transmite conteúdo jornalístico variado, tanto com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e ações parlamentares, quanto nacionais.
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/

TV Câmara

Transmite discussões e votações do Plenário e das comissões. A partir de sua missão principal, tornou-se um veículo de promoção dos valores brasileiros e consolidou-se como um canal público de informação e cidadania.
http://www.camara.leg.br/internet/tvcamara/?lnk=ASSISTA-A-TV-CAMARA-PELA-INTERNET&selecao=VIVO

E-Democracia

Portal que reúne comunidades virtuais para o debate dos principais temas em votação. Os internautas podem fazer comentários sobre um projeto de lei e enviar sugestões de alteração da proposta.
http://edemocracia.camara.gov.br/web/aprimoramento-das-instituicoes/inicio

WebCâmara

Serviço de transmissão ao vivo, em que o cidadão pode participar de audiências públicas interativas promovidas pelas comissões temáticas. O internauta faz comentários e perguntas aos deputados e convidados por meio de videochats ou e-mail.
http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/webcamara/ao-vivo/transmissoes-do-dia