Início / Institucional / Visite / Notícias / Esta página

Câmara recebeu a 10ª edição do Projeto Politeia

Simulação do processo legislativo que proporciona a oportunidade de compreender como funciona o Congresso Nacional
06/08/2015 15h05

Entre os dias 20 e 24 de julho, a Câmara dos Deputados sediou a 10ª edição do Projeto Politeia. O Politeia é promovido pelo Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Câmara. Idealizada como projeto de ensino, pesquisa e formação política, a iniciativa proporciona a estudantes universitários o aprendizado prático das atividades legislativas, a partir de simulação dos trabalhos parlamentares e do processo legislativo.

A programação começa na universidade e culmina com a simulação na Câmara. O participante atua diretamente na construção de uma proposta de lei e a encaminha para apreciação dos colegas, em processo semelhante ao do sistema legislativo adotado no Brasil.

Nesta edição, o Politeia teve a participação de 179 estudantes universitários de todo o País. Destes, 28 são responsáveis pela organização do projeto, 135 atuaram como deputados (estudantes-deputados) e 16 tiveram a função de jornalistas (estudantes-jornalistas).

A simulação contou com as seguintes comissões parlamentares: Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania; Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Comissão de Seguridade Social e Família; Comissão de Educação; Comissão de Legislação Participativa; Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

Assim como em 2014, o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara ofereceu aos estudantes-deputados o curso EAD Processo Legislativo, no período de 22 de junho a 16 de julho.

Novidades da edição 2015

Com o objetivo de tornar mais próxima da realidade a simulação dos estudantes-parlamentares, a edição de 2015 incluiu atividades como a oficina de Orçamento e contou com o apoio de secretários de comissões durante os trabalhos realizados nos plenários, a exemplo da participação de profissionais da Consultoria Legislativa e da Secretaria-Geral da Mesa, já presentes nas edições anteriores.

Programação

A abertura dos trabalhos aconteceu na sexta-feira (17), às 20 horas, no Instituto de Biologia da UnB. No sábado (18), foram realizadas a reunião do Colégio de Líderes, das 12 às 13 horas, e a sessão preparatória, das 14 às 18 horas, também na UnB. No domingo (19), ainda na universidade, aconteceram as oficinas do Cefor, das 14 às 18 horas.

Na segunda-feira (20), as atividades forão retomadas na Câmara. Até quinta (23), os participantes se concentraram nos plenários 5 a 16 das comissões, onde aconteceram os debates. Na tarde de quinta e durante a sexta-feira (24), os estudantes se reuniram no Plenário Ulysses Guimarães, que foi palco das sessões plenárias, até as 16 horas. O encerramento foi realizado no auditório Nereu Ramos, das 16h30 às 18 horas. (com informações da Agência Câmara)