Parceria com Viibra traz músicos infanto-juvenis para concertos de Natal em Brasília

05/12/2016 10h36

Qua, 11 de Dezembro de 2013 

Neste Natal, grupos integrados por crianças e adolescentes se apresentarão no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em 15 de dezembro, às 11h. O concerto, com uma programação especial para o Natal, encerra as atividades do projeto "Música na Câmara" em 2013. A apresentação é gratuita e o estacionamento privativo da CLDF estará aberto para a população.

O programa é uma parceria com o Visitação Institucional Integrada em Brasília, o Viibra, grupo formado por representantes de diversos órgãos públicos em Brasília que promovem programas de visitas, integrando ações para atender melhor os visitantes nacionais e estrangeiros à Capital Federal.

Sob a regência do violoncelista Joaldo Barreto, os jovens músicos dos Canarinhos de Brasília, a Camerata José Maurício, a Banda Lira de Ouro e a Orquestra de Violões executarão composições de estilos variados do folclore brasileiro como "Escravos de Jó", músicas clássicas de Bach, além de músicas natalinas como "É Natal" e "No Natal que vai chegar".
Todos os quatro grupos foram formados no Instituto José Maurício Nunes Garcia (JoMa), que usa a música para trabalhar a autoestima e a inclusão social de meninos e meninas das cidades satélites do DF.

Música na Câmara
Desde setembro, quando o projeto começou a ser implementado, a Câmara Legislativa recebeu concertos de diversos grupos da cidade, como a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, o Madrigal de Brasília, a Orquestra JK e o Madrigal da UnB. A iniciativa integra o programa Portas Abertas, que utiliza os espaços culturais da Casa para incentivar a população a participar e a acompanhar de maneira cidadã o funcionamento do Legislativo.

"Entendemos que a Câmara tem um papel junto a nossa população que vai muito além dos aspectos legais e políticos: ela deve promover uma interação constante com a população, no sentido de fortalecer os princípios de cidadania e de tornar mais amigável e democrática a sua relação com esta Casa", explica o presidente da CLDF, deputado Wasny de Roure (PT).