Salvar o SUS é um desafio de todos nós, diz a deputada federal Ana Perugini

Parlamentar esteve em Campinas, onde participou da celebração dos 30 anos do primeiro hospital da mulher da América Latina
23/08/2016 11h24

A deputada federal Ana Perugini classificou como “um desafio de toda a comunidade” o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A declaração foi feita na manhã desta sexta-feira (19), em Campinas, durante a celebração dos 30 anos do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti, mais conhecido como Caism (Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher), que é mantido pela Unicamp.

Para a parlamentar, “salvar o SUS”, que tem mais de 200 milhões de usuários no país, é garantir “o mínimo de saúde a todo o povo brasileiro, de forma igualitária”. “Eu penso que esse seja um desafio de todos nós; da comunidade médica, do parlamento e dos governos”, discursou Ana, reafirmando o compromisso de seu mandato com o hospital, que atende mulheres com problemas ou condições ginecológicas que exigem atendimento especializado.

No ano passado, a deputada destinou uma emenda parlamentar de R$ 2,5 milhões ao Caism. O recurso, que sairá do orçamento do Ministério da Saúde, será empregado na compra de uma máquina de braquiterapia (radioterapia interna), usada no tratamento do câncer de colo de útero. Com o novo equipamento, o hospital vai quadruplicar o número de atendimentos, reduzindo a fila de espera e aumentando as chances de cura.

Citada como uma “parceira de sempre da Unicamp” pelo reitor da universidade, José Tadeu Jorge, a deputada federal parabenizou a diretoria e todos os funcionários do Hospital da Mulher e lembrou do início do sua relação com o hospital “Eu tive, há 26 anos, a notícia da minha primeira gravidez aqui. Eu fiz o meu planejamento familiar aqui. Eu conheço o Caism como usuária. Sempre foi um encanto pra mim tudo o que acontece aqui; o relacionamento entre as pessoas, os enfermeiros, os auxiliares, os médicos”, disse.

Além de Ana Perugini, participaram da celebração o superintendente do Caism, Luís Otávio Sarian; o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge; o coordenador-geral da universidade, Álvaro Penteado Crosta; a chefe do Departamento de Tocoginecologia, Eliana Amaral; o secretário de Saúde de Campinas, Cármino de Souza; o superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp, João Batista de Miranda, além de ex-dirigentes do Hospital da Mulher, como Oswaldo Grassiotto e Angela Maria Bacha, deputados e funcionários do Caism.

Caism é referência em atendimento e pesquisa

Referência em saúde da mulher e do recém-nascido, o Caism foi inaugurado em 21 de março de 1986. Foi o primeiro hospital dedicado à mulher da América Latina. Conhecido pela competência de sua equipe médica e pelo atendimento humanizado, o hospital é um dos principais centros de tratamento de cânceres de mama e de colo de útero do país e, no ano passado, se tornou polo nacional de pesquisas em câncer mamário, por meio de uma parceria firmada com duas instituições norte-americanas - o Baylor College of Medicine (BCM) e a Fundação Susan G. Komen.


Ascom