Em nota, Fórum de Mulheres do Mercosul repudia declarações de Jair Bolsonaro

15/12/2014 15h02

FÓRUM DE MULHERES DO MERCOSUL

CAPÍTULO BRASIL

Ao Conselho de Ética da Câmara Federal

Foi com perplexidade que tomamos conhecimento, após ampla divulgação na mídia e nas redes sociais, do pronunciamento do deputado Jair Bolsonaro na Sessão de Plenário desta egrégia Casa, em 09 de dezembro de 2014, quando, utilizando termos chulos e desrespeitosos, afirmou que só não estupraria a valiosa deputada Maria do Rosário (PT/RS) por ela "não merecer".

Nossa tristeza e indignação foram ainda maiores por se tratar de atitude vinda de um homem público que ocupa esta distinta Casa Parlamentar de nosso País para representar seus eleitores e eleitoras. Eleitoras que, possivelmente, são responsáveis por considerável percentual da votação do deputado, tendo em vista que as mulheres representam significativos 52% do total de votantes no Brasil.

Como agente público, o destacado parlamentar é um representante político e possui a obrigação de defender os interesses da coletividade e da moralidade pública. Então, questionamos: se o nobre deputado, que possui formação adequada para manifestar sua postura ideológica sem necessidade de desqualificar as mulheres, lamentavelmente o fez - de forma irresponsável e aviltante -, o que poderão fazer milhares de brasileiros que porventura sigam sua desrespeitosa e odiosa manifestação pública, no coração da nossa maior Casa Legislativa? Onde está a defesa dos direitos dos cidadãos e cidadãs no nosso País?

Nós, do Capítulo Brasil do Fórum de Mulheres do Mercosul, registramos o nosso total repúdio ao fato. As mulheres, assim como os homens, devem ser respeitadas, independentemente da concordância ou não com posições ideológicas, políticas ou religiosas. O preconceito destilado pelo deputado é ofensivo a todas/os brasileiros, e especialmente a uma mulher que possui expressiva trajetória de dedicação e amor ao nosso País, bem como de resistência em defesa da liberdade, da justiça social e da igualdade.

Novamente, indagamos: o que será das cidadãs comuns, se cruzarmos os braços à atitude tão preconceituosa de um parlamentar eleito para defender o povo? Em nome da nossa organização, reforçamos nosso apelo para que o parlamentar exprima uma retratação pública não apenas à deputada Maria do Rosário, mas a todas as mulheres brasileiras que lutam incansavelmente contra a violência e o preconceito. Em caso negativo, nosso apelo para que este valoroso Conselho de Ética tome as providências cabíveis.

Brasília, 10 de dezembro de 2014.

Diretoria Executiva do Fórum de Mulheres do Mercosul/Brasil

forumdemulheres@hotmail.com