Deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) participa de seminário sobre mulheres na política

Com a presença de aproximadamente 170 participantes, na sua maioria de lideranças feministas, foi realizado, na segunda-feira (29), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) o seminário ‘Cariocas na Politica: Mulher , Democracia e Poder’.
06/07/2015 10h17

João Pedro werneck

Deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) participa de seminário sobre mulheres na política

A líder do PCdoB na Câmara Federal, Jandira Feghali, destacou a importância do papel da mulher no desenvolvimento de uma sociedade livre e desenvolvida: “Na história civilizatória do Brasil não há uma luta em que as mulheres não tenham sido protagonistas por uma sociedade mais justa e democrática. É só lembrarmos da revolução Farroupilha, dos alfaiates, de canudos, dos pernambucanos contra a invasão holandesa, pela independência do Brasil, pela anistia, pelo fim da ditadura da Mulher, no Araguaia, e no movimento O Petróleo É Nosso”.

O presidente do TRE (RJ), desembargador Edson Vasconcelos, disse que o Tribunal tem sido um fórum debates de questões relevantes da política: “Este seminário é fundamental pois trata da inclusão da mulher na política. E quem ganha com isso é nossa sociedade”.

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral do RJ, desembargador Wagner Cinelli, um dos promotores do evento destacou que apesar das mulheres representarem a maior parte da população em percentuais ainda não participam do poder em proporção semelhante: “O Brasil está muito atrasado na questão de gênero. Precisamos dar mais empoderamento as mulheres para que possam atuar de forma mais decisiva nas esferas do executivo, legislativo ou no judiciário. Acreditamos que esse seminário possa contribuir e mostrar a importância da mulher na luta política”.

Para uma das organizadoras do seminário, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Ana Rocha, a iniciativa “de se construir este seminário corresponde com a necessidade e anseios das mulheres em se capacitar. E ao mesmo tempo encontrar espaço de poder, quebrando obstáculos e enfrentando desafios para superar a sub-representação feminina”.

A única mulher líder de uma bancada no Congresso, deputada Jandira Feghali , ressaltou que a opressão econômica e de classe aumentou a partir do avanço da consolidação do capitalismo proporcionando uma concentração de renda e poder. “ É por isso que as mulheres negras e indígenas sofrem uma dupla opressão, pois existe uma exploração de classe, de gênero e raça que se consolida em um tripé que elimina as mulheres em grande parte da cidadania plena e da participação política”.

Estiveram presentes as deputadas federais, Clarissa Garotinho (PR) e Soraia Santos (PMDB), e diversas lideranças do movimento feminino.
O seminário ainda terá os seguintes encontros, sempre das 9h às 13h, na avenida Presidente Wilson 198 / Plenário do TER-RJ:
13 de julho – “ A Opressão da Mulher na Sociedade “
27 de julho – “ A Subrepresentação da Mulher na Política “
10 de agosto – “ Reforma Política – Novas Regras e Experiências que deram certo-México e Argentina”
24 de agosto – “ O Processo Político Eleitoral”

Ascom