Coordenadora da Bancada Feminina representa Brasil na Argélia

A deputada federal Dâmina Pereira (PMN-MG) participou nos dias 14 e 15 de junho, de uma reunião internacional na Argélia. Ela foi convidada pelo vice-presidente do Parlamento argelino, Sra DEROUA Amel.
23/06/2015 16h08

O evento reuniu parlamentares de diferentes regiões (MENA, África, Ásia, América Latina e Europa), ao todo foram 11 países participantes. O objetivo da conferência foi o de multiplicar conhecimento no que diz respeito a melhoria das condições políticas e sociais das mulheres nos países ali representados.

Dâmina disse que as participantes da conferência ficaram interessadas com o trabalho feito pela Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados, contra a violência doméstica e a mobilização por mais mulheres nos cargos de poder. O avanço do Brasil em relação a exploração sexual, ao câncer e a reconstrução de mamas, também foi elogiado durante o evento. “Essa troca de conhecimento é admirável, porque vai fazer o mundo enxergar que as mulheres querem andar juntas e não passar a frente dos homens. Queremos um equilíbrio no mundo entre homens e mulheres”, concluiu.

O evento ainda esclareceu que mesmo com o machismo existente nas regiões representadas, o número de mulheres no parlamento é representativo. Na Ruanda, por exemplo, elas têm 64% de participação feminina no parlamento. As conclusões da reunião serão aproveitadas para reforçar o empenho das parlamentares argelinas no lançamento de um fórum que vai aprofundar a reflexão sobre a viabilidade de uma rede parlamentar regional / internacional ao nível MENA e África.

A viagem teve o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Dâmina recebeu os agradecimentos da ONU Mulheres pelo seu empenho e contribuição através das experiências compartilhadas durante o evento. A deputada lembrou que a recepção da embaixada do Brasil na Argélia foi excelente. “Eles deram todo o suporte necessário, foram acolhedores. Foi uma alegria para eles, estarmos lá representando o nosso país”.