Campanha por mais mulheres na política é lançada no Piauí

Cerca de 200 pessoas participaram hoje (15/06) do lançamento no Piauí da campanha “Reforma – Mais Mulheres na Política”, que aconteceu no Cine Teatro da Assembleia Legislativa.
17/06/2015 10h44

Cerca de 200 pessoas participaram hoje (15/06) do lançamento no Piauí da campanha “Reforma – Mais Mulheres na Política”, que aconteceu no Cine Teatro da Assembleia Legislativa. Criada pela Procuradoria Especial da Mulher no Senado e Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados com o objetivo de assegurar uma maior participação feminina no Parlamento, a campanha está sendo levada a todo o país. No Piauí, a deputada federal Iracema Portella (PP-PI) e a senadora Regina Sousa (PT-PI) estão coordenando o movimento. Para Iracema, as discussões da reforma política sobre a participação da mulher são o momento propício para avançar neste caminho. “Precisamos aproveitar que o assunto está em pauta para fortalecer a nossa batalha para garantir que cada vez mais mulheres participem da vida pública do país, dando sua contribuição para o aprimoramento das instituições e da democracia”, disse a deputada federal.

A senadora Regina Sousa frisou que as mulheres são maioria da população brasileira e do eleitorado e ainda assim têm uma presença muito pequena no poder Legislativo. “O Senado tem 13 mulheres, o que corresponde a apenas 16%, e a Câmara Federal tem 51 mulheres, que representam 10% da Casa. Nossa luta é para mudar essa realidade”, comentou. De acordo com a senadora Vanessa Grazziotin, a mulher precisa lutar pela mulher. “Nós temos que acabar com essa cultura de que a mulher só precisa estar nos partidos políticos para cumprir cotas. Nós não queremos ser chamadas só na véspera da eleição, queremos fazer parte da vida partidária e ser respeitadas e ouvidas dentro dos nossos partidos”,defendeu, acrescentando que as mulheres precisam de oportunidades para mostrar o quanto são capazes.

Após os pronunciamentos oficiais, a mesa foi composta pelas senadoras Regina Sousa e Vanessa Grazziotin, deputada Iracema Portella, vice-governadora Margarete Coelho, a coordenadora estadual de Políticas para Mulheres, Haldaci Regina, a prefeita de Cocal de Telha, Ana Célia, a vereadora de Campo Maior Josenaide Nunes, a delegada da Mulher Vilma Alves, a presidente da União Brasileira de Mulheres-PI, Zelma Cavalcante, a vice-presidente do Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Maria Aparecida Alves e o promotor Francisco de Jesus Lima, do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência, para debater sobre o tema Mulheres na Política.

O lançamento da campanha no Piauí contou com as presenças do governador Wellington Dias, da vice-governadora Margarete Coelho, dos senadores Ciro Nogueira e Elmano Férrer, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vice-prefeitos do interior do Estado, vereadores e lideranças comunitárias.