Aumenta a violência contra as mulheres, afirma Carmen

A vice-líder do PPS, deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), disse que dados da pesquisa realizada pela DataSenado indicam que as ações de combate à violência contra a mulher têm de ser contínuas e reforçadas.
12/08/2015 10h34

Robson Gonçalves/PPS

Aumenta a violência contra as mulheres, afirma Carmen

A vice-líder do PPS,  deputada Carmen Zanotto (PPS-SC),  disse que dados da pesquisa realizada pela DataSenado indicam que as ações de combate à violência contra a mulher têm de ser contínuas e reforçadas. O resultado da pesquisa foi divulgado, nesta terça-feira (11), em cerimônia realizada na Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher.

“Esse levantamento mostra uma realidade cruel no dia a dia do gênero. Infelizmente, a violência contra as mulheres não só tem aumentado, bem como o requinte de crueldade. Isso acontece mesmo depois de nove anos da aplicação da Lei Maria da Penha e da aprovação de outras propostas com punições mais duras”, avaliou a deputada.

De acordo com a pesquisa sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, só 5% disseram que são tratadas com respeito dentro de casa.  A DataSenado foi realizada de 24 de junho a 7 de julho, quando 1.102 brasileiras foram ouvidas. Esse trabalho é feito desde 2005, a cada dois anos, com mulheres de todos os estados do país

Para Carmen, o mais grave é que a grande maioria (73%, segundo a pesquisa) deste tipo de crime é praticado geralmente pelo marido, namorado ou  ex-companheiro. “Isso significa que o agressor está dentro de casa. Convive diariamente com a mulher”, comentou.      

A pesquisa aponta ainda que o alcoolismo como causa da violência baixou de 25 para 19% em relação à DataSenado de 2013. Porém, “as outras causas” aumentaram. “Precisamos pesquisar melhor quais são esses outros motivos que levam a mulher ainda a  ser violentada pelos companheiros”, finalizou Carmen Zanotto.

 Ascom PPS