Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Dúvidas Frequentes

1) É permitida a inscrição individual de homens?

Sim. Apenas para o caso de inscrição de equipes é obrigatório que um dos membros da equipe seja mulher ou transgênero.

2) É possível fazer a inscrição individual e depois adicionar os outros membros?

Durante o período de inscrições (de 15/11/2014 a 03/10/2014), é possível encaminhar novo formulário de inscrição eletrônico, em substituição a um formulário já enviado. Assim, nesse período é possível adicionar membros. Após o encerramento do período de inscrições, não é possível fazer alterações na equipe. Ressalte-se, ainda, o que diz o regulamento em relação a membros colaboradores:

 8.2 Em atenção ao princípio colaborativo, que norteia a realização deste Hackathon, membros colaboradores que não tenham sido inscritos em conformidade com a Seção 2 (Das Propostas de Inscrição) poderão ter seus nomes divulgados por suas respectivas equipes, para fins de crédito de autoria, desde que tenham colaborado efetivamente com o desenvolvimento dos projetos.

8.2.1. Somente os membros inscritos em conformidade com a Seção 2 (DasPropostas de Inscrição) farão jus à premiação de que trata a seção 7 (Da Premiação).

3) É possível se inscrever com mais de uma proposta?

Cada pessoa deve inscrever-se uma única vez e, portanto, estará vinculada a uma só proposta.

4) Servidores terceirizados da Câmara podem se inscrever?

A limitação contida no item 2.8 do Regulamento é para todos que trabalham na Câmara dos Deputados de alguma maneira, inclusive terceirizados.

5) É preciso estar em Brasília durante as atividades pré-Hackathon?

Não, as atividades pré-Hackathon serão todas transmitidas virtualmente no portal e-Democracia. Quem quiser e tiver disponibilidade de estar na Câmara pessoalmente, será bem-vindo.

6) É obrigatória a presença de todos os membros da equipe durante a semana do Hackathon, de 24 a 28/11?

É desejável que toda a equipe esteja presente, pois a ausência de membros da equipe pode comprometer o desenvolvimento do projeto. Ademais, as despesas para vir a Brasília, transporte, acomodação e alimentação, serão arcadas pela Câmara para todos os membros das equipes dos projetos selecionados.

7) A hospedagem em local específico é obrigatória para todos os candidatos? Pessoas que residem no DF podem abrir mão deste benefício?

 A hospedagem a que se refere o regulamento não será obrigatória.

8) Só poderão ser desenvolvidos projetos Web ou podem ser feitos aplicativos mobile também?

O regulamento não especifica nem restringe os tipos de plataforma de software ou de hardware relativos aos projetos. As soluções web podem, por exemplo, ser voltadas à construção de sites, ao desenvolvimento de aplicativos mobile, de aplicativos para PC, etc.

9) Todo o sistema deve ser desenvolvido na Maratona ou códigos já desenvolvidos poderão ser utilizados?

 O regulamento não traz restrições quanto ao uso de códigos já desenvolvidos. Ressaltamos, ainda, que o quesito criatividade será um dos critérios a serem utilizados na avaliação das propostas e projetos. Os itens 3.2.2. e 6.2.2 estabelecem que no "quesito criatividade, será avaliado se o projeto apresentará solução inovadora para um problema relevante".

10) É necessário que a aplicação desenvolvida acesse os web services de dados abertos?

Conforme os itens 5.2 e 5.3 do edital, o uso de dados da Câmara dos Deputados é um atributo ideal, mas não obrigatório.

11) A premiação do Hackathon será a participação em algum evento específico do Banco Mundial em Washington?

A Secretaria da Mulher e o Banco Mundial estão organizando uma agenda para apresentar projetos de e-cidadania e de transparência do poder público, na sede do Banco Mundial, em Washington (EUA). Essa agenda ainda não está fechada, mas oportunamente será divulgada.