Palestra sobre Racismo Institucional e lançamento de livro

Na segunda edição do Ciclo de Palestras Pró-Equidade, o Programa promoverá no dia 11/7/2013 a palestra "Racismo Institucional", seguida do lançamento e sessão de autógrafos do livro "Direitos Humanos e Práticas do Racismo", do sociólogo Ivair Augusto Alves dos Santos, publicado pela Edições Câmara.
09/07/2013 19h20

Secom

Palestra sobre Racismo Institucional e lançamento de livro

Ciclo de Palestras Pró-Equidade - 11jul13

Nesta quinta-feira 11 de julho, o sociólogo Ivair Augusto Alves dos Santos apresenta a palestra "O Racismo Institucional", às 14h30, no Plenário 7 do Anexo II da Câmara dos Deputados. Em seguida, haverá o lançamento e sessão de autógrafos do livro "Direitos Humanos e Práticas de Racismo", resultado da tese de doutorado em Sociologia defendida pelo palestrante na Universidade de Brasília, em 2009

A obra, publicada pelas Edições Câmara, apresenta depoimentos de vítimas do racismo de todo o Brasil. Ivair Santos faz uma análise detalhada de processos e sentenças judiciais relacionados ao racismo, no período de 2005 a 2007.

Milhares de processos penais foram analisados para se chegar às conclusões estarrecedoras apresentadas neste livro: a cada 17 denúncias de racismo no Brasil, apenas uma vira ação penal; entre as ações, 92% são enquadradas como injúria, não como racismo, o que resulta em uma pena mais branda.

Este importante estudo já foi tema de matérias em grandes veículos de comunicação do país: 

 

“Os juristas brasileiros ignoram o crime de racismo. (...) E os juízes não veem o crime de racismo porque não aceitam o fato de que há racismo no país. Muitas vezes as agressões são entendidas como brincadeiras. Não existe a menor sensibilidade da Justiça para o quanto isso é doloroso para quem sofre o preconceito.”

(Luciana Abade, Uma Justiça cega para o racismo, Jornal do Brasil, 30/9/2009)

 

“Falta aos magistrados brasileiros acertar o passo com a legislação antirracista do país. Do contrário, a curva ascendente do número de ações penais verificada nos últimos anos tenderá a se inverter, desestimulando as vítimas a procurar a Justiça.”

(O racismo minimizado, editorial do Correio Brasiliense, 13/10/2009)