Sistema facilita acompanhamento de proposições sobre questões de gênero

Desenvolvida pelo Centro de Informática da Câmara, solução apresenta filtros que permitem fazer vários tipos de consultas no site da Procuradoria Especial da Mulher
04/10/2013 15h31

Pessoas interessadas em questões de gênero e direitos da mulher têm mais uma ferramenta para encontrar informações sobre esses assuntos no portal da Câmara: o sistema de busca desenvolvido pelo Centro de Informática (Cenin) para a página da Procuradoria Especial da Mulher na internet. A novidade permite visualizar todas as proposições sobre a mulher em discussão na Casa.

Com o objetivo de facilitar a busca, é possível utilizar filtros para selecionar diferentes proposições (projeto de lei, projeto de lei complementar, medida provisória, projeto de emenda à Constituição, projeto de decreto legislativo ou projeto de resolução). Também podem ser acessadas as propostas sobre gênero prontas para a pauta.

A busca pode ser feita, ainda, por comissões permanentes. Dessa forma, é possível saber qual delas tem discutido o tema com mais frequência. Outra possibilidade é pesquisar a proporção das proposições sobre a mulher por situação no processo legislativo. Nesse campo, o internauta tem acesso ao número geral de propostas na Casa e quantas são voltadas para gênero.

Benefícios

Para a gerente do projeto no Cenin, Roseline Coelho, o sistema deixa a busca fácil e organizada. "Agora, podem ser feitas pesquisas simples ou detalhadas. Antes, havia as informações, mas não eram reunidas dessa forma", explicou Roseline. "Ele facilita o acompanhamento das proposições de gênero e aumenta a transparência, a confiabilidade e a eficiência dos dados", apontou Carlos Jaques, também do Cenin.