18/03/14: Assinatura do Termo de Compromisso do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

Câmara dos Deputados participa da solenidade em que 83 organizações públicas e privadas aderiram à quinta edição do Programa. Diretora-Geral Adjunta da Casa, Cássia Botelho, representou a instituição.
01/04/2014 15h15

Raquel Lasalvia/SPM

18/03/14: Assinatura do Termo de Compromisso do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

Assinatura do Termo

A cerimônia, à qual compareceram a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, e representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da ONU Mulheres, foi conduzida pela ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Eleonora Menicucci e apresentada pela atriz Maria Paula.

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, enfatizou a parceria da Seppir na execução do programa e frisou as consequências nefastas do racismo. “Diferentemente do que sempre se quis acreditar, o racismo antinegro, na sociedade brasileira, é uma realidade que produz efeitos concretos nas nossas vidas. Ele produz frustrações de oportunidades e de possibilidades”, afirmou, lembrando recentes casos de discriminação racial no futebol e o episódio do jovem negro preso a um poste no Rio de Janeiro.

Desafios – Dentre os desafios ainda postos, Eleonora Menicucci destacou os assédios moral e sexual. Segundo ela, “nós não podemos conviver nem um pouco com a possibilidade de existir assédio moral e sexual no interior de qualquer empresa. Isto é parte necessariamente de uma das faces da violência contra as mulheres”. A ministra da SPM também ressaltou que uma das principais queixas das mulheres é a ausência feminina em cargos de direção e nos conselhos das empresas. “Nós queremos que a escolaridade e capacitação das mulheres — cuja média chega a ser superior à dos homens — se revertam em acesso efetivo a cargos de direção nos diferentes mundos do trabalho e numa maior participação no conselho das empresas”.

Parcerias –A diretora do escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo, enfatizou que a promoção da igualdade de gênero e de raça é uma tarefa do governo e da sociedade. “Todos os atores são fundamentais para se avançar rumo à plena igualdade de tratamento entre homens e mulheres e a população negra no mercado de trabalho”, salientou.

De acordo com a diretora regional da ONU Mulheres, Nadine Gasman, promover a igualdade de gênero e raça nas atividades econômicas “garante o efetivo funcionamento das economias e impulsiona os negócios, a melhoria da qualidade de vida das mulheres, homens e crianças e o desenvolvimento sustentável”.

Fonte: https://www.spm.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2014/03/20-03-2013-83-organizacoes-publicas-e-privadas-aderem-a-5a-edicao-do-pro-equidade-de-genero-e-raca