Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Boas Práticas Socioambientais

O presente manual de boas práticas apresenta um breve painel das ações de sustentabilidade desenvolvidas nesta Casa Legislativa, ancorado na Política Socioambiental da Câmara dos Deputados, Portaria nº 336/2011.

Confira como participar e contribuir tanto no seu ambiente de trabalho e quanto na sua rotina diária.

Uso da Água

A Câmara dos Deputados nos últimos 15 anos reduziu o consumo de água em mais de 40%.

Energia, fontes renováveis

A Câmara dos Deputados desenvolveu vários projetos que resultaram em redução do consumo de energia elétrica. A troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas de Led é apenas um exemplo. Outras ações podem ser conferidas aqui.

Papel

A Câmara dos Deputados está implementando o e-doc que prevê a redução significativa do consumo de papel.

Legislação, Comunicação, Educação

Uma legislação atualizada e o estabelecimento de uma comunicação diversa e transparente favorece a mudança cultural das pessoas, empresas e da sociedade no que se refere à sustentabilidade. 

Aquisições, Licitações, Contratações

A Câmara dos Deputados atenta às questões socioambientais instituiu ainda em 2011 o Ato da Mesa nº 4, regulamentada pela Portaria nº 227/2014 , que traz de forma objetiva os requisitos sustentáveis a serem observados na aquisição de diversos produtos e serviços comuns da Casa.

Recentemente, foi lançado o livreto virtual de Contratações Sustentáveis como um material de apoio aos compradores e gestores, contendo a legislação aplicada ao tema, manuais de Compras Públicas de órgãos do governo, banco de especificações sustentáveis, textos de estudiosos e doutrinadores, além de acórdãos do TCU. Confira aqui.

Informática e Recursos Digitais

A Câmara dos Deputados está trocando computadores antigos por novos que economizam 50% de energia elétrica quando se faz uma comparação. 

Áreas Verdes

A Câmara dos Deputados é responsável por cuidar de aproximadamente 198 mil m² de áreas verdes. 

Proteção à Fauna

Muitos animais vivem nas áreas verdes da Câmara dos Deputados.