Trabalho, Previdência e Assistência

Comissão de Finanças rejeita fornecimento de cadeiras de rodas motorizadas pelo SUS

01/11/2017 - 18:58  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Reunião Extraordinária. Dep. Gorete Pereira (PR-CE)
Gorete Pereira: projeto cria despesas sem indicar medidas compensatórias

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 4233/15, que obriga o poder público a fornecer cadeiras de rodas motorizadas às pessoas com deficiência severa, desde que comprovem não ter recursos para comprar o equipamento.

O projeto será arquivado, pois recebeu parecer terminativo pela incompatibilidade e inadequação financeira.

A relatora na comissão, deputada Gorete Pereira (PR-CE), recomendou a rejeição da proposta, uma vez que cria despesas para os estados e a União sem indicar os impactos orçamentários e as medidas compensatórias. Ela ressaltou que o projeto causaria “permanente impacto fiscal negativo” para as finanças federais.

Programa do SUS
Para o autor do projeto, ex-deputado Marcelo Belinati (atual prefeito de Londrina), o Poder Judiciário tem entendido que os governantes têm obrigação de disponibilizar as cadeiras para quem não pode pagar por elas.

Antes da análise na Comissão de Finanças, a proposta foi aprovada pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, na forma de um substitutivo que previa a criação do Programa Cadeira de Rodas Motorizada no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O financiamento seria por meio de recursos destinados à assistência social.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4233/2015

Íntegra da proposta