Trabalho, Previdência e Assistência

Câmara instala hoje subcomissão para discutir a profissão de intérprete de Libras

15/08/2017 - 09:35  

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência instala hoje subcomissão com o objetivo de discutir e propor regulamentação sobre o exercício profissional dos intérpretes, guia-intérpretes e tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A subcomissão será criada por requerimento da deputada Erika Kokay (PT-DF).

Segundo a deputada, dados do IBGE revelam que 1,1% da população brasileira possui algum tipo de deficiência auditiva, o que demanda a implementação de políticas públicas que possibilitem a participação e a inclusão dos surdos nos processos democráticos e assegure condições de acessibilidade, que permitam o acesso universal aos serviços e equipamentos públicos.

“O intérprete, guia-intérprete e tradutor de Libras tem um papel fundamental na efetivação das políticas de inclusão do surdo e atua como apoio técnico imprescindível para a sua cidadania”, afirma a deputada.

A subcomissão terá como principais propósitos: discutir propostas legislativas que assegurem o exercício profissional do intérprete, guia-intérprete e do tradutor de Libras com qualidade e melhores condições de trabalho; dialogar com o Poder Público, especialmente com o Ministério de Educação, acerca do exame de proficiência em Tradução e Interpretação de Libras - Língua Portuguesa; e debater o processo de formação.

A reunião será realizada às 16 horas, na sala da presidência da comissão.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.