Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial / Institucional / Programas institucionais / Educação para a cidadania / Parlamento Jovem / 2018 / Sugestões de materiais de apoio e aprofundamento

Sugestões de materiais de apoio e aprofundamento

Sugestões de materiais que podem ser utilizados no trabalho pedagógico com o Parlamento Jovem Brasileiro

  Curso "Como fazer um projeto de lei?" - Na página do PJB e na Escola Virtual de Cidadania da Câmara dos Deputados há um curso voltado especialmente para os estudantes que desejam participar do programa.

 

  Cursos "O Papel do Legislativo" e "O Papel do Cidadão" - Também no portal de Educação a Distância da Câmara é possível acessar mais dois cursos gratuitos com conteúdos interessantes para subsidiar o trabalho do professor com sua turma. Basta se cadastrar, gratuitamente, no portal.

 

  Kit Cidadania - A Assembleia Legislativa de Minas Gerais desenvolveu o Kit Cidadania com cartilha eletrônica e vídeos para tratar de temas como cidadania, política, Poder Legislativo e democracia. É um material com linguagem jovem e atraente.

 

  Câmara Ligada - É um programa da TVCâmara voltado para o público jovem. No site você pode encontrar vários debates realizados no programa sobre temas importantes e envolventes do universo jovem.

 

  Plenarinho - É o site da Câmara voltado para o público infanto-juvenil do ensino fundamental. No entanto, pode trazer ideias de temas e também conteúdos que podem ser adaptados ao Ensino Médio.

 

  e-Aulas da USP - é um portal que reúne e disponibiliza vídeo-aulas de diversas disciplinas da Universidade de São Paulo. São aulas sobre "Educação comunitária e Cidadania", "Educação e construção de valores", " Convivência democrática nas escolas", entre outras.

 

  Cefor Vídeos Educativos - o Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Treinamento da Câmara dos Deputados (Cefor) tem um canal no Youtube com vídeo-aulas e outros conteúdos interessantes sobre o Legislativo e a Câmara dos Deputados. Além de uma sequência de aulas que explicam sobre o Processo Legislativo, foram disponibilizados vídeos das sessões deliberativas dos Deputados Jovens do PJB.