Rodrigo Maia reafirma apoio à equipe econômica

O presidente adiantou que a base espera votar a reforma da Previdência em março na Câmara, a tempo de aprovar o texto no Congresso até maio
22/12/2016 15h58

Gilmar Félix/Agência Câmara

Rodrigo Maia reafirma apoio à equipe econômica

Presidente recebeu ministro e membros e secretários da equipe econômica

Após almoçar nesta quinta-feira (22) com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, voltou a afirmar o apoio dos deputados da base à equipe econômica do governo Temer.

Na quarta-feira (21), Maia havia explicado que a votação do projeto de recuperação financeira dos estados (PLP 257/16) - que retomou o texto aprovado na Câmara sem as contrapartidas dos estados negociadas com o governo no Senado - não significou que o fim de contrapartidas, e sim que essas deveriam ser negociadas com os governadores e aprovadas nas assembleias legislativas.

“[Isso] Para que não se tenha nenhuma dúvida do nosso compromisso, nosso apoio à política econômica. Temos de ter tranquilidade para ajudar os governadores, mas sem abrir mão do equilíbrio fiscal, da garantia do ajuste fiscal que está sendo conduzido pelo presidente Michel Temer e sua equipe econômica”, disse Rodrigo Maia.

Para o ministro da Fazenda, os efeitos da votação na Câmara não mudam o entendimento do governo, de que é preciso haver compromissos de ajuste nos estados, que serão negociados no momento da repactuação com cada um. “Estamos de acordo de que o que precisamos é que haja um regime de recuperação para os estados, mas um regime eficaz, que permita aos estados tomar as medidas necessárias para recuperar sua saúde financeira”, afirmou.

Previdência
Rodrigo Maia adiantou que a base espera votar a reforma da Previdência (PEC 287/16) em março na Câmara, a tempo de aprovar o texto no Congresso até maio. “Nossa expectativa é que possamos fazer o debate desde janeiro, trazendo alguns parlamentares a Brasília para explicar a importância que tem a reforma da Previdência para o futuro do Brasil, no médio, longo, e também para o curto prazo”, defendeu.

Conforme o acordo firmado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, a comissão especial que vai analisar a reforma da Previdência deve ser instalada na primeira semana de fevereiro. A partir daí, o prazo mínimo é de 11 sessões do Plenário, cerca de três semanas.

O Presidente
Presidente