Rodrigo Maia espera a aprovação, no Plenário, da reforma trabalhista

Para o presidente da Câmara, a flexibilização da legislação vai garantir benefícios aos trabalhadores
26/04/2017 15h47

Luis Macedo

Rodrigo Maia espera a aprovação, no Plenário, da reforma trabalhista

“Tenho clareza que a lei atual é antiga e prejudica mais do que ajuda os trabalhadores", afirmou o presidente

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou nesta quarta-feira (26) que acredita na aprovação da reforma trabalhista (PL 6787/16) proposta pelo governo. O texto, aprovado em comissão especial, está na pauta do Plenário.

Para ele, a flexibilização da legislação vai garantir benefícios aos trabalhadores. “Tenho clareza que a lei atual é antiga e prejudica mais do que ajuda os trabalhadores.”

Maia destacou ainda que não vê dificuldades para a aprovação, no Plenário, da reforma trabalhista pelos deputados, diferentemente da reforma da Previdência (PEC 287/16), que, segundo ele, ainda tem alguns problemas para ser aprovada.

Estados endividados
O presidente da Câmara avaliou negativamente a decisão do Plenário que rejeitou a exigência de aumentar a contribuição previdenciária dos servidores estaduais nas contrapartidas previstas no texto. Faltaram 16 votos para aprovar a medida.

“É ruim não ter sido aprovada essa contrapartida. Do meu ponto de vista, as contrapartidas aprovadas em lei são um marco importante para mostrar que nenhum estado que foi irresponsável vai ter benefício”, afirmou.

Maia citou novamente a situação do Rio de Janeiro. “Não tem como fechar o caixa do estado, já que não se pode nem cortar aposentadoria – e ainda bem que a Constituição garante esse benefício – e não se pode demitir servidor de qualquer forma. A solução é vender ativos, aumentar a contribuição previdenciária e aumentar impostos”, explicou.

O Presidente
Presidente