Rodrigo Maia defende reformas em balanço do governo

Presidente da Câmara avaliou que mudanças em curso são vitais para retomada do crescimento
12/05/2017 13h40

Luis Macedo

Rodrigo Maia defende reformas em balanço do governo

Maia falou sobre o apoio do Congresso as reformas do governo

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, reafirmou, em solenidade no Palácio do Planalto, o seu apoio às reformas propostas pelo governo de Michel Temer. A atual gestão completou um ano nesta sexta-feira (12).

“Tenho certeza que a política economia apresentada pelo seu governo está no caminho certo, teremos que enfrentar os problemas, falar a verdade aos brasileiros. Vamos deixar de fazer o discurso fácil de que não há déficit na previdência, de que o Brasil pode crescer com expansão de gastos de forma desenfreada. Isso tudo é coisa do passado”, afirmou Maia ao presidente Temer e demais presentes.

Na avaliação de Maia o país vive um momento de fortalecimento das instituições democráticas. “O Brasil precisa senhor presidente, de forma fundamental, crescer rápido. O Brasil não pode esperar. O Brasil precisa crescer rápido e acima da média mundial de crescimento. O país precisa e vossa excelência tem sido fundamental nisso, de instituições fortes, de segurança jurídica, que estamos construindo em conjunto entre os três poderes, de uma economia cada vez mais aberta e de avanços claros em tecnologia e educação”.

A cerimônia foi acompanhada pelos ministros, presidentes de estatais e lideranças do Senado e Câmara. Além do presidente da Câmara, falaram na cerimônia os ministros: Eliseu Padilha (Casa Civil, Henrique Meireles (Fazenda) e Ronaldo Nogueira (Trabalho); além do  1º Vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima; e o presidente da República, Michel Temer.

Confira trechos do discurso do presidente Rodrigo Maia sobre as reformas em curso no Congresso:

Reforma Trabalhista

Fizemos a reforma trabalhista na Câmara e não fizemos qualquer reforma trabalhista. O relator Rogério Marinho apresentou uma revolução para o Brasil e a Câmara dos deputados aprovou e tenho certeza que um debate profundo, o Senado também vai avançar, e teremos uma das leis trabalhistas mais modernas do mundo.

Reforma da Previdência

Poderíamos fazer a reforma da previdência pelo aumento de impostos, pela parte fácil de fechamento da previdência pública e geral brasileira, mas nós tomamos a decisão, o governo e o Congresso, de enfrentar esse grande desafio.

Reforma Política

Precisamos enfrentar o desafio em conjunto à política da reforma política. Não a reforma política que atendam os interesses dos grandes partidos, mas que atenda os interesses da sociedade. Um novo sistema eleitoral é emergente nesse país, é fundamental para que a gente possa em 2018 recuperar a confiança e atrair novamente parte importante da sociedade para a política brasileira.

O Presidente
Presidente