Câmara dos Deputados busca cooperação internacional de transparência

Presidente Rodrigo Maia esteve reunido com parlamentar chileno para estabelecer acordo de cooperação entre países latinos
29/03/2017 19h56

Foto: J.Batista/Agência Câmara

Câmara dos Deputados busca cooperação internacional de transparência

Acordo terá a participação das Casas Legislativas do Brasil, Chile, Costa Rica e Colômbia.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, recebeu nesta quarta-feira (29) o deputado chileno Patricio Vallespín, acompanhado do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG) para formalizar o apoio do Congresso brasileiro em um acordo de cooperação técnica destinado a fortalecer a transparência nas instituições.

Intitulado de “Parlamento aberto: Inovando para poderes legislativos íntegros, transparentes e participativos” a proposta envolverá a participação de equipes parlamentares de quatro países a América Latina: Brasil, Chile, Colômbia e Costa Rica.

Com a finalidade de mostrar os Parlamentos como instituições críveis e legítimas, os poderes legislativos participantes vão desenvolver em conjunto produtos inovadores que promovam o maior acesso à informação e transparência, prestação de contas e aumento da participação da sociedade no diálogo com as casas legislativas.

“Para nós é muito importante que nossos parlamentos trabalhem em conjunto. Quanto mais transparente, mais próximos estaremos da verdade e da sociedade”, afirmou Maia.

A parceria contará com o financiamento do Banco de Desenvolvimento Interamericano (BID). Os presidentes da Câmara e do Senado do Brasil devem assinar uma carta de intenções ratificando o apoio ao acordo.

O Presidente
Presidente