Biografia Deputado Marco Maia

 

Deputado Marco MaiaMarco Aurélio Spall Maia nasceu em 27 de dezembro de 1965. Natural de Canoas/RS, foi reeleito para o seu terceiro mandato parlamentar (2011-2015).

Iniciou sua carreira política no movimento sindical. Em 1984, elegeu-se dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas. Durante o período que atuou no sindicalismo, MarcoMaia adquiriu experiência internacional, participando de conferências e encontros em diversos países, onde debateu questões relativas às relações de trabalho e outras questões sociais

Em 2001, Marco Maia assumiu a Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Ampliou sua experiência administrativa, ao ser convidado, em 2003, para presidir a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb). À frente da empresa, sua gestão assegurou mais de 95% de aprovação em relação à qualidade dos serviços oferecidos aos usuários. Foi, ainda, diretor da Regional Sul da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP).

Marco Maia é filiado ao Partido dos Trabalhadores/RS desde 1985. Assumiu seu primeiro mandato em 2005, reelegendo-se em 2006. Nas eleições de 2010, conquistou seu terceiro mandato ao obter 122.134 votos, colocando-o entre os dez deputados federais mais votados pelos gaúchos.

Na Câmara dos Deputados, Marco Maia foi Vice-Presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e membro da Comissão de Viação e Transportes, Relator da CPI do Tráfego Aéreo, Vice-Líder da Bancada do PT, Coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional e Coordenador da Comissão Externa da Estiagem no RS. Em 2009, foi eleito Vice-Presidente da Câmara, período no qual se destacou como um hábil articulador político com trânsito entre os diversos partidos.

Na Presidência da Câmara, conduz debates e votações de relevância nacional.

Graças à sua atuação parlamentar, em 2010, pelo quarto ano consecutivo, Marco Maia foi reconhecido como um dos 100 "Cabeças" do Congresso Nacional pelo Departamento Intersindical de Apoio Parlamentar (DIAP).

Pesquise sobre a atuação legislativa do Presidente Marco Maia clicando aqui.