Nota de repúdio a ofensas feitas às deputadas Natália Bonavides, Joice Hasselmann e Tabata Amaral

As ofensas foram feitas pelo apresentador de televisão Ratinho e pelo deputado Nelson Barbudo (PSL-MT).
16/12/2021 19h55

Divulgação

Nota de repúdio a ofensas feitas às deputadas Natália Bonavides, Joice Hasselmann e Tabata Amaral

Nota de repúdio

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, formada pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher e pela Procuradoria da Mulher, como órgãos políticos e institucionais que atuam em benefício e defesa da população feminina brasileira, vem a público repudiar veementemente as ofensas sofridas pela deputada Natália Bonavides (PT-RN), feitas pelo apresentador de televisão Ratinho durante programa divulgado na quarta-feira (15/12) e também quanto às declarações ofensivas feitas pelo deputado Nelson Barbudo (PSL-MT) durante sessão da Comissão de Meio Ambiente da Câmara na terça-feira (14/12), quando atacou as deputadas Joice Hasselmann (PSDB-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP).

 

NOTA DE REPÚDIO

 

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, formada pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher e pela Procuradoria da Mulher, como órgãos políticos e institucionais que atuam em benefício e defesa da população feminina brasileira, vem a público repudiar veementemente as ofensas sofridas pela deputada Natália Bonavides (PT-RN), feitas pelo apresentador de televisão Ratinho durante programa amplamente divulgado nas redes sociais na quarta-feira (15/12). O apresentador chegou a sugerir que a parlamentar devia ser “metralhada”, em programa visto por milhares de pessoas, e incitou homicídio, o que é crime. Também afirmou que era para a deputada “ir lavar roupa e costurar as calças e cuecas do seu marido”.

 

Da mesma forma, a bancada repudia as declarações ofensivas feitas na quarta-feira (14/12) pelo deputado Nelson Barbudo (PSL-MT) durante sessão da Comissão de Meio Ambiente da Câmara na terça-feira (14/12), quando atacou as deputadas Joice Hasselmann (PSDB-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP). Durante análise de proposta que libera a caça esportiva no Brasil, o parlamentar ofendeu a deputada Joice Hasselmann, fazendo referência ao episódio em que a deputada Joice teve ferimentos após uma queda, em julho último, como concluiu a polícia, e, na sequência, se dirigiu à deputada Tabata Amaral dizendo para ela "ficar quietinha, pianinha".

 

Nenhum desses atos pode ser aceito. As palavras de insulto, ofensa e humilhação proferidas, bem como a tentativa de coibir a expressão das deputadas, demonstram, infelizmente, como a cada dia ainda proliferam atitudes machistas e misóginas. A bancada feminina manifesta veemente repúdio à atitude do apresentador e do deputado, bem como total apoio e solidariedade às deputadas Natália Bonavides, Joice Hasselmann e Tabata Amaral.

 

É inacreditável que ainda persistam atos desta natureza. Nesse sentido, a Coordenadoria dos Direitos da Mulher da Câmara, juntamente com a Procuradoria da Mulher, como reiterado em outras notas emitidas anteriormente, não deixará de se manifestar em quaisquer ocasiões em que as mulheres forem desrespeitadas, envidando todos os esforços para cobrar as providências legais cabíveis dos órgãos responsáveis.

 

Brasília, 16 de dezembro de 2021.

 

Secretaria da Mulher