Aprovada criação do Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quinta-feira (15/07) substitutivo da deputada Marília Arraes (PT-PE) ao PRC 9/2021, de autoria da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que institui o Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger, a ser concedido, anualmente, pela Câmara dos Deputados para homenagear cientistas. O projeto foi promulgado e transformado na Resolução 24/2021.
16/07/2021 00h10

Foto arquivo IEA USP

Aprovada criação do Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger

Amélia Imperio Hamburger

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de quinta-feira (15/07) substitutivo da relatora deputada Marília Arraes (PT-PE) ao Projeto de Resolução - PRC 9/2021, de autoria da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que institui o Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger, a ser concedido pela Câmara dos Deputados. Na mesma sessão o projeto foi promulgado e transformado na Resolução 24/2021.

O Prêmio tem por objetivo homenagear anualmente três cientistas que se destacaram por suas contribuições para a pesquisa científica nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Naturais e Ciências Humanas. 

A autora, Alice Portugal, lembra que as mulheres cientistas estão liderando pesquisas inovadoras em todo o Brasil que, "nesse momento de pandemia do novo coronavírus, mulheres pesquisadoras se destacaram no exercício de funções e realizaram feitos multidisciplinares". Apesar de suas descobertas notáveis, as mulheres ainda representam apenas 10% dos pesquisadores em Ciências Exatas, segundo pesquisa realizada entre 2013 e 2014 pelo Instituto de Psicologia (IP), da Universidade de São Paulo (USP), entre os membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC). 

A opção por denominar a premiação como Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger é uma homenagem a uma célebre cientista brasileira que se destacou por suas importantes contribuições para a Ciência no Brasil.

A indicação das concorrentes poderá ser feita por qualquer membro do Congresso Nacional até 30 de abril de cada ano, com relato detalhado sobre a atuação da indicada na pesquisa científica e suas contribuições para a Ciência no Brasil.

Quem foi - Amélia Império Hamburger (1932-2011) foi uma física, professora, pesquisadora e divulgadora científica brasileira. Graduada pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, concluiu em 1960 o mestrado na Universidade de Pittsburgh (EUA) e foi coautora de artigo científico publicado no primeiro número da revista Physical Review Letters, de 1958. Além de outras conquistas, participou da criação da Sociedade Brasileira de Física.

“Amélia Hamburger foi muito adiante de seu tempo e merece ser homenageada, principalmente em um momento como este, em que o governo nega a Ciência”, disse a relatora Marília Arraes.

Conselho julgador - De acordo com o substitutivo aprovado, de autoria da relatora, após as indicações, um conselho decidirá qual será premiada. Esse conselho será composto pelo segundo-secretário da Câmara, pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher; pelo presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática; e por um representante de cada partido político atuante na Câmara dos Deputados.

Os trabalhos serão presididos pelo segundo-secretário, mas, na sua ausência, o conselho poderá escolher o presidente para os trabalhos do dia. Em 90 dias da publicação da Resolução, a Mesa Diretora editará um regulamento para a concessão do prêmio.

O texto proíbe a indicação de parlamentares do Congresso Nacional ou de pessoas físicas a eles vinculadas ou de servidoras públicas lotadas no Congresso, assim como de pessoas físicas enquadradas na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 64/1990) ou na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/1992).

 

 

Ascom - Secretaria da Mulher, com Agência Câmara Notícias