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Estrutura

A Secretaria de Comunicação Social reporta-se à Presidência da Câmara dos Deputados e é composta por 02 (duas) Coordenações, 01 (um) Centro Cultural e 02 (dois) Departamentos. O Departamento de Mídias Integradas é composto de 05 (cinco) Coordenações e o Departamento de Relações Públicas e Divulgação, por 02 (duas) Coordenações.

 

Coordenação de Apoio Técnico Administrativo:

À Coordenação de Apoio Técnico Administrativo compete coordenar, dirigir e controlar os serviços técnicos, administrativos e auxiliares de apoio necessários ao funcionamento da Secretaria de Comunicação Social.

 

Coordenação de Participação Popular:

À Coordenação de Participação Popular compete coordenar as atividades necessárias para desenvolver a interação e o diálogo entre os cidadãos e a Câmara dos Deputados, como parte das estratégias da Casa para viabilizar a participação popular no processo legislativo; elaborar relatórios de manifestação da sociedade, pesquisas de opinião e sondagens, analisar e divulgar seus resultados; definir parâmetros de relacionamento (telefone e e-mail) pela Central de Interatividade Telefônica (Disque-Câmara 800); gerenciar as mídias sociais da Secom, orientando as demais áreas da Secretaria sobre os procedimentos; avaliar os resultados de audiência dos veículos de comunicação em suas mídias e no Portal da Câmara; promover ações de interação com os cidadãos, como enquetes e videochats, e analisar e divulgar os resultados relativos à interatividade e à participação política.

 

Centro Cultural Câmara dos Deputados:

Ao Centro Cultural Câmara dos Deputados compete tratar dos aspectos relacionados ao planejamento, coordenação, orientação, direção, supervisão, produção, curadoria e controle dos assuntos relativos:  à historiografia parlamentar e à história da arte; à museologia e à museografia; às exposições históricas e institucionais que tratam das atividades da Câmara dos Deputados e da produção legislativa; aos eventos, exposições, mostras culturais e atividades relacionadas a projetos sociais e projetos da instituição que tratam das artes plásticas, cênicas, cinematográficas, fotográficas, literárias e musicais, e dos gabinetes de arte; às iniciativas para efetivação de acordos de cooperação técnica, parcerias e convênios dentro de sua área de atuação; à movimentação do acervo museológico; apoiar e viabilizar a realização de manifestações culturais, artísticas, históricas e institucionais e a produção de ações e eventos relacionados a esses assuntos que sejam de interesse da Instituição, quando de iniciativas de terceiros ou parceiros externos.

 

Departamento de Mídias Integradas:

Ao Departamento de Mídias Integradas compete supervisionar as atividades jornalísticas realizadas pelos veículos de comunicação da Câmara dos Deputados - Agência Câmara, Jornal da Câmara, Rádio Câmara e TV Câmara; definir com a direção da Secretaria de Comunicação Social e a coordenação de Jornalismo a linha editorial dos veículos de comunicação da Câmara dos Deputados, garantir que a ênfase da cobertura jornalística recaia sobre os temas em discussão no plenário e nas comissões, planejar, executar e supervisionar a integração, pelos veículos de Comunicação da Câmara, da cobertura jornalística, da elaboração e da distribuição das informações jornalísticas, dos programas e dos documentários, interprogramas e as atividades de gestão da difusão e arquivamento dos conteúdos, garantir que o conteúdo seja distribuído na melhor linguagem relativa às diversas plataformas disponíveis, supervisionar os recursos técnicos necessários à infraestrutura técnico-operacional e ao funcionamento adequado de todos os veículos de comunicação da Câmara para a realização das atividades no âmbito do departamento, divulgar informações de utilidade pública, planejar e supervisionar o uso das ferramentas de interatividade e seus conteúdos, nas diversas plataformas disponíveis.

 

Coordenação de Rede Legislativa de Rádio e TV:

À Coordenação de Rede Legislativa de Rádio e TV compete planejar e coordenar a implantação da Rede Legislativa de rádio e TV Digital, bem como seus desdobramentos;  definir estratégias e ações que promovam a qualidade e a eficiência da Rede Legislativa, em interação com outros órgãos da Casa  e outras instituições.

 

Coordenação de Jornalismo:

À Coordenação de Jornalismo compete coordenar a reportagem, pauta e edição, definindo a linha editorial integrada dos veículos de comunicação da Câmara dos Deputados, zelando por conteúdo e formatos e todos os produtos e serviços associados à Agência Câmara, Jornal da Câmara, Rádio Câmara e TV Câmara; e distribuir atividades compatíveis às funções de âncora, editor ou repórter multimídia, quando necessário.

 

Coordenação de Conteúdo:

À Coordenação de Conteúdo compete coordenar a difusão de conteúdos produzidos pelo jornalismo, programas e documentários nas plataformas de mídias existentes e que vierem a existir (web, tv, rádio, etc.); orientar a elaboração das grades de programação da Rádio e TV Câmara, bem como do Portal de Notícias; orientar a forma de arquivamento do material produzido pelo fotojornalismo, fotografia institucional, Rádio e TV Câmara; orientar a produção dos trabalhos de identidade visual e sonora para os produtos dos veículos de comunicação da Câmara dos Deputados.

 

Coordenação de Programas e Documentários:

À Coordenação de Programas e Documentários compete coordenar os programas informativos, frequentes e por temporadas, transmitidos pelas mídias e veículos de comunicação da Câmara dos Deputados,  bem como os documentários audiovisuais e interprogramas e a Voz do Brasil.

 

Coordenação de Infraestrutura Tecnológica:

À Coordenação de Infraestrutura Tecnológica compete coordenar o sistema de transmissão, retransmissão e repetição da Rádio e TV Câmara; coordenar a manutenção, conservação, planejamento, renovação e atualização dos equipamentos de estúdio, central técnica e exibição dos veículos de comunicação da Câmara dos Deputados; coordenar a operação dos veículos de comunicação da Câmara dos Deputados.

 

Departamento de Relações Públicas e Divulgação:

Ao Departamento de Relações Públicas e Divulgação compete supervisionar as atividades de relações públicas e divulgação institucional da Câmara dos Deputados; planejar, executar e supervisionar as atividades de apoio a eventos político-legislativos e técnico-administrativos consideradas de importância ou estratégicas para a Instituição, orientar as ações cerimoniais e protocolares da Instituição, planejar, executar e supervisionar as atividades de turismo cívico da Câmara dos Deputados, os projetos voltados à comunidade e programas institucionais educacionais, planejar, executar e supervisionar as atividades de publicidade institucional interna e externa da Câmara dos Deputados que envolvam a promoção e a divulgação publicitária de eventos e campanhas ligados à projeção da imagem institucional, a criação e a produção de material publicitário, a elaboração de campanhas publicitárias internas e externas, e gerenciar atividades externas de publicidade, planejar, executar e supervisionar as atividades de comunicação interna, planejar, executar e supervisionar as atividades da assessoria de imprensa, avaliar e propor exposições históricas, institucionais ou que envolvam as artes plásticas, cênicas, cinematográficas, fotografia, literatura e música, supervisionar o atendimento à população feito pessoal ou eletronicamente pela Câmara dos Deputados.

 

Coordenação de Eventos e Cerimonial:

À Coordenação de Eventos e Cerimonial compete coordenar, supervisionar e dar apoio à realização dos eventos de caráter institucional, a serem realizados e/ou organizados pela Câmara dos Deputados, orientando as ações cerimoniais e protocolares da Instituição.

 

Coordenação de Divulgação:

À Coordenação de Divulgação compete coordenar e propor as políticas de divulgação institucional; estruturar e supervisionar os meios de divulgação não jornalísticos da Câmara dos Deputados; coordenar as ações de divulgação interna e externa da instituição; coordenar os trabalhos de assessoria de imprensa em relação aos assuntos institucionais.

 

Serviço de Assessoria de Imprensa:

Ao Serviço de Assessoria de Imprensa compete gerenciar as ações de divulgação institucional da Câmara dos Deputados junto aos órgãos de imprensa e voltadas para o atendimento aos jornalistas e profissionais de imprensa que fazem a cobertura das atividades da Câmara; realizar o monitoramento de notícias sobre a instituição na imprensa.

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