Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Procurador Parlamentar

Deputado Carlos Marun - PMDB/MS

Biografia

Em seu primeiro mandato de Deputado Federal, Carlos Marun, do PMDB do Mato Grosso do Sul, decidiu seguir carreira política durante sua formação acadêmica, na qual participou de movimentos estudantis contra a ditadura militar. Eleito com mais de 90 mil votos, o parlamentar ficou entre os primeiros colocados de seu Estado.

 

Advogado, engenheiro de profissão e gaúcho de nascimento, mas sul-mato-grossense de coração, Carlos Marun se destaca por sua atuação integrada aos anseios da sociedade, com posições firmes e sem medo de enfrentamentos. 

 

Vice-líder de seu partido, Marun presidiu a Comissão Especial que discutiu a reforma da Previdência (PEC 287/16) e agora é membro titular da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS. O parlamentar sul-mato-grossense também é membro das Comissões de Desenvolvimento Urbano (CDU); de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR); e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN). Foi integrante das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) da Petrobras; do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

 

Indicado pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumiu, em abril de 2017 o cargo de Procurador Parlamentar da Câmara dos Deputados para o biênio de 2017-2018. Com o apoio da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério Público Federal (MPF), a Procuradoria pode atuar judicial e extrajudicialmente. Carlos Marun é um defensor do devido processo legal, não está envolvido com escândalos que hoje surpreendem o país e é admirado pelos colegas por sua combatividade.

 

Para o Procurador Parlamentar, “é um desafio ocupar o papel de defensor formal da Câmara dos Deputados e seus integrantes”. Marun afirma que pretende preservar os direitos de liberdade de manifestação e expressão para que os poderes políticos e administrativos sejam mais justos e democráticos. O Procurador conta com corpo técnico especializado, que busca meios legais para agir em defesa da Casa e seus integrantes.

 

Em Mato Grosso do Sul, exerceu relevantes cargos públicos. Foi secretário municipal de Assuntos Fundiários da Prefeitura de Campo Grande; diretor presidente da Empresa Municipal de Habitação (EMHA) da Prefeitura de Campo Grande; secretário de Estado de Habitação e das Cidades; presidente da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação; presidente do Conselho Estadual das Cidades e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano. Ao longo de sua vida política, exerceu a função de vereador de Campo Grande e dois mandatos como deputado estadual de Mato Grosso do Sul.

Veja também