Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Estágio-Visita

Estágio-Visita de Curta Duração para Universitários  de todos os Estados da Federação e do Distrito Federal

Incentiva a participação democrática de universitários no Legislativo Brasileiro. É uma boa oportunidade de conhecer de perto o dia a dia da Câmara dos Deputados, com acesso direto às informações sobre o funcionamento do Parlamento e o trabalho de seus representantes eleitos.
O Estágio-Visita tem duração de cinco dias, período em que os universitários acompanham os trabalhos no Plenário Ulysses Guimarães e nas comissões temáticas da Câmara. Minicursos e palestras permitem uma visão geral do processo de elaboração das leis brasileiras e da atividade parlamentar.
Os estagiários recebem hospedagem por meio de convênio com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), alimentação nos dias úteis (café da manhã, almoço e jantar) e traslado para o trajeto hospedagem-Câmara dos Deputados-hospedagem. O programa não cobre despesas com o deslocamento do universitário para Brasília e nem com sua alimentação aos fins de semana.
Cada deputado pode indicar para o Estágio-Visita até dois universitários por ano. A Câmara recebe cerca de 700 estagiários por ano, em turmas de até 70 universitários.

O programa não é realizado nos meses de recesso parlamentar (julho e janeiro) e nem no início da Sessão Legislativa (fevereiro).

Os órgãos responsáveis pelo Estágio-Visita são a Segunda-Secretaria e o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara. 

Mais informações na área Educação Legislativa - Estágios

Mais informações sobre Inscrições

A Segunda Secretária
Presidente

Mariana Carvalho

Partido/UF: PSDB-RO

Detalhes

Principais atribuições:

  • Estágios;
  • Prêmio Brasil Mais Inclusão;
  • Medalha Mérito Legislativo e Prêmio Dr. Pinotti;
  • Passaporte Diplomático.

Localização: Edifício Principal
Telefone: (0xx61) 3215-8165 / 3215-8170
Fax: (0xx61) 3215-8270 / 3215-8271
E-mail: