Presidente convida cidadãos a opinar sobre agenda do Plenário

Rodrigo Maia exalta nova ferramenta interativa de participação e espera aproximar parlamentares da população
12/09/2017 18h45

J.Batista

Presidente convida cidadãos a opinar sobre agenda do Plenário

A Câmara dos Deputados lançou nesta terça-feira (12) a Pauta Participativa (pautaparticipativa.leg.br), ferramenta de interação que permite ao cidadão opinar sobre o que deve ser votado pelo Plenário. Idealizador da ferramenta, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, espera com a iniciativa aproximar a política da sociedade. “Temos um sistema de democracia representativa que com o avanço das tecnologias vem sendo muito contestado, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. A sociedade está mais próxima e cobra mais participação”, observou.

O presidente ressaltou o papel da Câmara e dos parlamentares apoiando a construção de instrumentos para que a sociedade participe de forma mais efetiva. “Este é o primeiro passo de outros que o Parlamento vai dar no futuro. É importante que a opinião da sociedade faça parte da nossa agenda.”

Todos os deputados e deputadas continuam sendo ouvidos para a definição da pauta, ponderou. “Este aplicativo vai nos ajudar muito e reaproximar a Câmara dos Deputados da sociedade. Temos todas as condições de demostrar à população brasileira que a Câmara, certamente de todos os Poderes, é o mais transparente, o mais aberto.”

Política, Saúde e Segurança

A cada edição da Pauta Participativa são apresentados três assuntos relativos a projetos que estão prontos para votação em Plenário. Os primeiros temas de projetos selecionados foram sobre Política, Saúde e Segurança.

Ao utilizar a ferramenta, o cidadão poderá escolher dois projetos por tema entre os temas pautados pela Câmara para serem votados no Plenário da Casa, além de decidir qual ele não quer que entre na pauta. Feita essa escolha e ao final do período da consulta pública, a Câmara colocará em pauta os projetos mais votados de forma favorável.

Inspiração

A inspiração para a Pauta Participativa vem do trabalho realizado pelo matemático Karel Janecek, que propôs um método de votação, chamado “Democracia 2.1” (D21). Ele parte da ideia em que o processo de votação deve dar várias opções de voto aos votantes. Além de escolherem o que desejam, os participantes podem indicar as opções que rejeitam.

O D21 já foi utilizado, por exemplo, pelas prefeituras de Nova Iorque, Praga e pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

Para conhecer a plataforma e participar da iniciativa, acesse pautaparticipativa.leg.br.

O Presidente
Presidente