Maia repudia retorno de presos federais ao estado de origem

Presidente da Câmara vai conversar sobre tema com ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do pedido da Defensoria Pública
29/09/2017 14h30

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, protestou, nesta sexta-feira (29), contra o pedido da Defensoria Pública da União para que o Supremo Tribunal Federal (STF) permita, por meio de habeas corpus, o retorno ao estado de origem de todos os detentos que estão há pelo menos dois anos no sistema penitenciário federal.

Após reunião com reitores de universidades no Rio de Janeiro, Maia anunciou que vai falar diretamente com o relator do pedido no STF, ministro Alexandre de Moraes, para evitar esse retorno. “Já pedi uma audiência ao ministro Alexandre de Moraes, estarei com ele na terça-feira, às 13 horas, para pedir que não tome nenhuma decisão atendendo a esse pleito da Defensoria, porque isso será muito ruim para o Rio de Janeiro”, disse Maia.

Para o presidente da Câmara, o retorno dos detentos vai ampliar “ainda mais” a instabilidade na Segurança do estado. “Se dialogarmos com o governador Pezão, que dialoga bem, apesar de toda a dificuldade, se todos estivermos juntos, vamos superar esta crise sem precisar passar por uma intervenção”, acrescentou.

Esta foi a segunda manifestação recente de Rodrigo Maia sobre a segurança pública no Rio de Janeiro. Na semana passada, após ação que resultou em intenso tiroteio na Rocinha, o presidente da Câmara cobrou a demissão do secretário de Segurança do Rio, Roberto Sá, afirmando que ele havia perdido o controle do setor.

O Presidente
Presidente