Materiais informativos

Aqui você encontrará arquivos textuais e em vídeo publicados em veículos internos ou externos pertinentes ao tema.
  • Agenda brasileira: Racismo
    A Agenda Brasileira é um produto editorial da Câmara dos Deputados que reverbera estudos ou artigos elaborados pela Consultoria Legislativa (Conle). Na presente edição, contudo, conta-se excepcionalmente com a participação de autoras e autores que, não sendo integrantes da Casa ou da Conle, de algum modo aqui estiveram presentes em atividades relacionadas ao tema. Neste volume são apresentados dez artigos sobre o tema Racismo. A publicação procura contribuir para o enriquecimento do debate nacional e facilitar o acesso do público aos estudos que acontecem no Congresso Nacional.
  • 16/04/2021 - Agenda Brasileira: Mulher
    Agenda Brasileira Mulher é a edição de lançamento do periódico Agenda Brasileira, publicação com periodicidade semestral, que tem como objetivo tratar de temas de relevância social debatidos na Câmara dos Deputados. Este volume reúne sete artigos sobre o tema Mulher de autoria da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados. A publicação procura contribuir para o enriquecimento do debate nacional e facilitar o acesso do público aos estudos que acontecem no Congresso Nacional.
  • Práticas de Igualdade - Ações de destaque na 4ª Edição
    O lançamento do livro Práticas de Igualdade da 4ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça responde à uma necessidade de divulgar os resultados alcançados pelas empresas participantes do Programa da Secretária de Políticas para Mulheres do Governo Federal.
  • Dicas para Gestão de Pessoas
    Material informativo para gestores com dicas acerca de como criar um ambiente de trabalho plural, justo, equânime e saudável.
  • Documentário Minorias
    O documentário aborda questões relacionadas aos direitos de minorias, por meio das histórias de um indígena, um vegano e uma travesti. É discutida a questão da diversidade humana e da importância do respeito, da tolerância, da divisão menos desigual de recursos e poder.
     
  • Relatório da pesquisa sobre igualdade de oportunidades entre mulheres e homens na Câmara dos Deputados
    O estudo visou avaliar a percepção de servidoras e servidores da Câmara dos Deputados quanto às oportunidades que a mulher tem de ascensão na carreira, em termos de igualdade na ocupação de cargos de alta chefia na Câmara dos Deputados.
  • Manual de Práticas da 4ª edição do Programa Pró-Equidade
    Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM lancou em 18 de fevereiro publicação contendo seleção de boas práticas em prol da equidade de gênero e raça de cada uma das organizações participantes do Programa federal.
  • Retratos das Desigualdades de Gênero e Raça - 2011
    Produzido pelo IPEA, ONU-Mulheres, SPM e SEPPIR, O Retrato das Desigualdades consolidou-se como instrumento de referência para a compreensão das desigualdades de gênero e raça no Brasil. Em sua quarta edição, a publicação fornece ao público dados estatísticos que podem subsidiar análises e a formulação de políticas públicas mais equitativas e focalizadas.
  • VÍDEO - 1º Evento do Ciclo de Palestras Pró-Equidade
    Realizado em 4 de junho, no Plenário I da Câmara dos Deputados, o evento teve por objetivo disseminar conceitos e práticas voltados para a diversidade no serviço público, especialmente no que se refere a gênero e raça.
  • Jogo: Cadê a mulher aqui?
    O Plenarinho, portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados, lançou o jogo Cadê a mulher aqui?, cujo desafio é identificar situações em que a presença feminina é menor do que deveria. A finalidade do jogo é promover reflexão e estimular crianças e adolescentes a se questionarem sobre a falta de representatividade feminina em determinadas áreas.
  • Curso de gênero e atuação legislativa
    No curso, além de ser trabalhado o conceito de gênero, é abordada a questão da atuação legislativa, possibilitando uma reflexão sobre como as diferenças acontecem e a percepção do nosso papel como agentes construtores da mudança para uma sociedade mais justa e igualitária.
  • Reportagem: Câmara recebe selo de reconhecimento por ações de igualdade
    A Câmara recebeu este ano o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça em reconhecimento às ações que tem desenvolvido na promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e entre pessoas de diferentes raças e etnias. Um debate sobre racismo institucional e o lançamento do livro sobre 'Direitos Humanos e as Práticas de Racismo' são parte do conjunto de ações que a Casa está realizando.
  • Documentário Raça Humana
    "Raça Humana" foi vencedor da categoria Documentário, na 32ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anisitia e Direitos Humanos, em 2010. No documentário, questões seculares e mal-resolvidas da história do Brasil vão ressurgindo, tendo como pano de fundo a discussão das cotas raciais. Ao refletir sobre a reserva de vagas para negros no ensino superior, os entrevistados revelam que a discussão vai muito além: envolve o papel das universidades brasileiras; as falhas do sistema educacional; a questão da meritocracia nos vestibulares; o racismo e, principalmente, o papel do negro na estrutura sócio-educativa do país.