Publicações

Seção para acesso às publicações realizadas pelo Comitê Gestor Pró Equidade em parceria com o Centro de Documentação e Informação (CEDI) e com a Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx)
  • Cartilha Violência no Trabalho
    A presente publicação é resultado de estudo sobre o tema nas principais referências sobre o assunto. O material visa conceituar e detalhar o que caracteriza esse tipo de violência, as diferentes formas em que se manifesta e também como proceder diante de situações que podem causar sofrimento no trabalho e até mesmo colocar em risco a saúde, física e mental, de servidores e colaboradores.
  • Legislação sobre Promoção da Igualdade Racial - 6ª Edição
    Inclui a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial; a Convenção nº 111 da OIT sobre Discriminação em Matéria de Emprego e Profissão; a Convenção nº 169 da OIT sobre Povos Indígenas e Tribais; a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas; a Declaração Americana sobre os Direitos dos Povos Indígenas; o Estatuto da Igualdade Racial; a Lei Caó; a Lei de Cotas nas Universidades; a Lei de Cotas Raciais para Concursos Públicos.
  • Glossário de termos sobre diversidade e inclusão
    Este glossário, estruturado de forma simples e objetiva, tem o propósito de auxiliar a compreensão dos termos relacionados à diversidade e inclusão.
  • Texto: O valor da Diversidade no ambiente organizacional
    De autoria da especialista em gênero e diversidade, Dra. Amanda Zauli, este breve artigo traz alguns conceitos fundamentais relacionados à diversidade e aborda a importância não somente do respeito às diferenças, mas dos benefícios que a promoção da diversidade geram às organizações, inclusive públicas e, em particular, a Câmara dos Deputados.
  • Repertório bibliográfico sobre a condição do negro no Brasil
    Publicado pela Edições Câmara este livro reúne uma bibliografia abrangente e diversificada sob a condição do negro no Brasil.
  • Livro Direitos Humanos e as Práticas de Racismo
    Milhares de processos penais foram analisados para se chegar às conclusões estarrecedoras apresentadas neste livro: a cada 17 denúncias de racismo no Brasil, apenas uma vira ação penal; entre as ações, 92% são enquadradas como injúria, não como racismo, o que resulta em uma pena mais branda.
  • Reflexões sobre diversidade e gênero
    Publicação sobre o tema diversidade e gênero com conceitos e reflexões sobre os temas.