Deficiência Física

Argentina:

  • Mães com Rodas (Madres con ruedas), documentário, Argentina, 2006 (poliomielite). Filme ambientado entre 1957 a 1990, no qual aborda as consequências e os caminhos de reabilitação em caso de sequelas por poliomielite, uma doença que pode ser evitada por meio de vacinas.

Brasil:

  • Feliz Aniversário Talidomida (Happy Birthday Thalidomide), documentário, Brasil e Reino Unido, 2004 (talidomida). Relato pessoal de uma pessoa pertencente à primeira geração de pessoas que adquiriram algum tipo de deficiência pelo uso de talidomida por suas mães durante a gestação. Numa viagem ao Brasil conhece várias gerações afetadas pela talidomida, investiga o uso da droga e conhece mulheres que ainda a usam.
  • Herbert de Perto, documentário biográfico, 2008 (paraplegia). Documentário do musicista Herbert Viana da banda Paralamas do Sucesso, que após uma queda de helicóptero passou a ser paraplégico.
  • João, o Maestro, drama musical, 2017 (paralisia parcial). Biografia do maestro João Carlos Martins que após um acidente compromete o movimento da mão direito, fazendo o se reinventar. 
  • Pauê: o Passo do Vencedor, documentário, 2015 (mutilação). Autobiografia do surfista Pauê - Paulo Eduardo Chieffi que após a amputação por conta de um acidente no mar, se transforma no primeiro e único surfista biamputado do mundo, campeão de triathlon e palestrante motivador.
  • - Sobre Rodas, aventura, 2019. Um menino chega a uma nova escola depois de sofrer um acidente que o colocou em uma cadeira de rodas. Lá, ele faz amizade com uma colega de classe, e juntos resolvem fazer uma jornada inesperada pelo mundo.

Estados Unidos:

  • A História de Brooke Ellison (The Brooke Ellison History), drama, 2004 (tetraplegia). Uma garota de 11 anos é atropelada, após passar dias inconsciente, desperta para sua nova realidade, está tetraplégica.
  • A Minha Canção de Amor (My Own Love Song), comédia dramática, 2010 (paralisia). Uma cantora perde a vontade de viver após sofrer um acidente e ficar paraplégica.
  • Amargo Regresso (Coming Home), drama, romance, 1978 (paraplegia). Em 1968, um oficial do exército americano embarca para o Vietnã. E sua esposa vai trabalhar em um hospital de veteranos e se apaixona por um soldado que ficou paraplégico na guerra do Vietnã.
  • Amizades Improváveis (The Fundamentals of Caring), comédia dramática, 2016 (distrofia muscular). O filme aborda de forma magistral o cuidado do outro, navegando no mundo entre os que cuidam e quem está sendo cuidado.
  • A Pé Ele Não Vai Longe (Don´t Worry. He Won´t Get Far on Foot), drama biográfico, 2018 (tetraplegia). Um homem conturbado bêbado sofre um grave acidente e fica tetraplégico, tornando-se um cartunista de renome.
  • As Sessões (The Sessions), comédia dramática, 2013 (tetraplegia). Mark é um escritor e poeta que, ainda criança, contraiu poliomielite. Devido à doença, perdeu os movimentos do corpo, com exceção da cabeça, e precisa passar boa parte do dia dentro de um aparelho apelidado de "pulmão de aço". O filme retrata o dia a dia de Mark e a descoberta do sexo.
  • Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb), Estados Unidos e Reino Unido, comédia, 1964 (paraplegia). Baseado no livo Red Alert (Alerta Vermelho) de Peter George, readaptada nas telas como comédia. Entre os personagens, há um cientista com sotaque alemão, preso a uma cadeira de rodas e com uma estranha doença.
  • Espíritos Indômitos (The Men), drama, 1950 (paraplegia). Um ex-combatente que ficou paraplégico, tenta se adaptar à vida civil mas, como seus companheiros também ficaram paralíticos, se sente marginalizado, apesar de contar com apoio de sua noiva.
  • Eterno Amor (Un Long Dimanche de Fiançailles), drama, romance, guerra, Estados Unidos e França, 2005 (mutilação). Após o término da 1ª Guerra Mundial, uma jovem aguarda notícias sobre seu noivo, que fez parte de um grupo de soldados que, individualmente, provocaram sua própria mutilação, para que deixassem a frente de batalha.
  • Extraordinário (Wonder), drama, comédia, 2017 (deformidade facial). Os desafios de uma família no processo de inclusão escolar de seu filho portador de uma síndrome que causa deformidade facial.
  • Frida (Frida), drama, Estados Unidos, Canadá e México, 2002 (deficiência física). Filme  biográfico da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954).
  • Fuja (Run), suspense, terror, 2022 (paraplegia). Uma adolescente sofre de inúmeras doenças, inclusive paralisia. que a colocou em uma cadeira de rodas. Ela é educada em casa por sua mãe, e aguarda a carta de resposta da faculdade.
  • Johnny vai à Guerra (Johnny got his gun), drama, guerra, 1971 (deficiência múltipla). Um soldado americano é atingido no último dia da I Guerra Mundial, perdendo braços, pernas, olhos, nariz e boca. Um dia ele encontra uma alternativa para se comunicar com as pessoas que cuidam dele.
  • Liberdade para as Borboletas (Butterflies are free), romance, comédia, 1972. Um jovem que tem deficiência física decide morar sozinho.
  • Mulheres Ferreiras (Maha Wahunzi), documentário, Estados Unidos e Tailândia, 2002 (tetraplegia). Em 1997, em Uganda e no Quênia, cem mil pessoas estavam sem cadeiras de rodas, e as mulheres tinham acesso a apenas um por cento das disponíveis. Três mulheres decidiram que seus destinos dependiam de suas mãos, então elas aprendem a construir cadeiras de rodas - assegurando assim sua própria mobilidade.
  • Murdeball: Paixão e Glória (Murdeball), documentário, 2005 (paralimpíada). Documentário sobre os esportes na vida de pessoas paraplégicas. 
  • Nascido em 4 de Julho (Born on the Fourth July), guerra, 1989 (paraplegia). Um rapaz idealista volta da Guerra do Vietnã paraplégico. Ao retornar é recebido como um herói, logo se vê confrontando com a realidade do preconceito às pessoas com deficiência, tornando-se um ativista em prol dos direitos dessas. 
  • O Atleta (The Athlete), biografia do atleta Abede Bikila, Estados Unidos, Etiópia, 2009 (paraplegia). Maratonista etíope, primeiro homem a vencer duas maratonas olímpicas, primeiro atleta africano a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Quando estava em preparação para participar de sua terceira olimpíada sofre um grave acidente de carro e fica paralítico.
  • O Colecionador de Ossos (The Bones Collector), policial, thriller, 2000 (tetraplegia). Em Nova York, um conceituado policial sofre um acidente e fica tetraplégico. Após quatro anos em uma cama, pensa em suicídio mas tudo muda quando um serial killer começa a agir na cidade.
  • O Encantador de Cavalos (The Horse Whisperer), drama, romance, 1998 (mutilação). Uma adolescente em companhia de uma amiga sofrem um acidente quando andavam a cavalo e são atropeladas por um caminhão, sendo que a colega morre e ela perde uma perna.
  • O Homem Elefante (The Elephant Man), drama, 1980 (deformação facial). Retrata a reação da sociedade na era vitoriana por conta de um homem com deformação facial.
  • O Rei do Show (The Greatest Showman), drama musical biográfico, 2017 (deficiência física). Retrata a vida do showman norte-americano Phineas Taylor Barnum (1810-1891) que montou um circo estrelado por pessoas rejeitadas pela sociedade. 
  • Os Melhores Anos de Nossas Vidas (The Best Years of Our Lives), filme em preto e branco, drama clássico de guerra, 1946 (mutilação). Retrata a história de três veteranos mutilados que voltam para sua pequena cidade natal e precisam lidar com a rotina pós=guerra.
  • Quid Pro Quo (O Outro Lado), thriller, 2008 (paraplegia). Um jovem repórter paraplégico fica intrigado com uma bizarra cultura onde pessoas saudáveis querem se tornar paraplégicas.
  • Série de Filmes dos X-Men (X-Men), super heróis, de 2000 a 2019. Entre personagens super heróis, há cadeirantes, cegos, mutantes entre outros.
  • Soul Surfer: coragem de viver, drama, esportes, 2011 (amputação). Uma jovem surfista sofre um ataque de tubarão e perde o braço esquerdo.
  • Uma Janela para o Céu (The Other Side of the Mountain), drama, esportes, 1975 (amputação). Narrado em primeira pessoas, o drama mostra a trajetória de uma jovem que sofre um terrível acidente. Paralisada do pescoço para baixo, terá que reaprender a viver em uma sociedade não adaptada para pessoas com deficiência.
  • Uma Razão para Viver (Cake), drama, romance, 2017 (poliomielite, tetraplegia). No ano de 1958, um carismático comerciante britânico fica confinado a uma cama após ser diagnosticado com poliomielite, doença que contraiu em uma viagem a trabalho. Grávidos do primeiro filho, o casal decide viver uma intensa história de amor, aproveitando cada momento como se fosse o último.
  • Without Pity: a film about abilities, documentário com e sobre o ator Christopher Reeve, 1996 (tetraplegia e deficiência física). O documentário descreve histórias das pessoas com deficiência física e suas determinações para se integrarem na sociedade.
  • Zion, documentário, esportes, 2018 (amputação). Documentário sobre um jovem lutador que nasceu sem pernas.

Europa:

  • Aaltra, França/Bélgica, comédia, 2004 (paraplegia). Dois vizinhos rivais são conhecidos pelas constantes brigas, até que um problema técnico em um trator acaba fazendo com que os dois fiquem paralisados, em cadeiras de rodas - sendo ironicamente levados ao mesmo hospital.
  • Afterimage, drama biográfico do artista polonês Wladyslaw Strzeminski (1893-1952), Polônia, 2017 (amputação). Retrata o dia a dia de um artista de vanguarda polonês - ele não possuía uma perna e um braço - e também o ódio, a indiferença e a crueldade dispensados pelas autoridades de seu país para se tornar um dos artistas mais reverenciados do século vinte.
  • A Jornada (Immer und Ewig), documentário, Suíça, 2017 (tetraplegia). Após acordar de um coma, uma ex-pintora e designer se vê paralisada do pescoço para baixo. 
  • As Chaves da Casa (Le Chiavi de Casa), autobiografia do escritor Giuseppe Pontiglia, França/Itália, 2004 (deficiência física e mental). O registro da viagem anual para as terapias de reabilitação de um jovem com deficiência física e mental de 15 anos. 
  • A Teoria de Tudo (The Theory of Everything), drama biográfico de Stephen Hawking, Reino Unido, 2014 (Esclerose Lateral Amiotrófica, ELA). Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar seu romance com a aluna de Cambridge e a descoberta de uma doença motora degenerativa quanto tinha apenas 21 anos. 
  • Born Freak, documentário, Reino Unido, 2001 (Vítimas da Talidomida). Documentário sobre o ator inglês Mat Fraser (1962-) que é vítima da Talidomida.
  • Como Eu era Antes de Você (Me Before You), drama, romance, Reino Unido, 2016 (tetraplegia). A história gira entre uma jovem cuidadora espirituosa e um jovem banqueiro rico cínico que ficou tetraplégico.
  • Ferrugem e Osso (De rouille ET d'os), drama, romance, França/Bélgica, 2012 (amputação). Um jovem pai está desempregado e vive com o filho de cinco anos. Consegue um emprego como segurança de boate e conhece uma jovem mulher, que dias depois sofreria um grave acidente.
  • Hasta la Vista: Venha como você é. drama comédia, Bélgica, 2011. Três jovens amigos - um cego, um paraplégico e um tetraplégico - decidem fazer uma viagem juntos para perder a virgindade.
  • Intocáveis (Intouchables), drama biográfico, comédia, França, 2012 (tetraplegia). Um aristocrata rico após sofrer um grave acidente fica tetraplégico. Precisando de um assistente, contrata um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar pessoas no seu estado. De pouco em pouco floresce uma verdadeira amizade.
  • Mar Adentro (Mar Adentro), drama, romance, Espanha, 2004 (tetraplegia). Um homem lúcido luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida, por conta de um acidente que sofreu, ficou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. 
  • Meu Pai, Meu Herói (De Toutes nos Forces), drama, esportes, França/Bélgica, 2013 (paraplegia). Discorre sobre a relação entre um pai grande competidor de maratonas e triathlon e seu filho tetraplégico. Os dois decidem participar juntos do "Ironman", considerada uma das provas mais difíceis do circuito mundial.
  • No Fim do Túnel (Al Final del Tunel), policial, suspense, Argentina/Espanha, 2016 (paraplegia). Um jovem cadeirante decide alugar um de seus quartos.
  • O Escafandro e a Borboleta (Le Escaphandre et Le Papillon), drama, França/Estados Unidos, 2007 (deficiências múltiplas). Um editor de uma revista sofre um derrame e sobrevive com uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta é o do olho esquerdo que passa a ser sua única forma de comunicação.
  • Os Melhores Dias de  Nossas Vidas (Inside I'm Dancing), comédia, drama, Reino Unido, 2004 (tetraplegia e paralisia cerebral). Um jovem tetraplégico se muda para uma casa para pessoas com deficiência. Sua presença imediatamente tem um efeito surpreendente sobre os residentes - especialmente sobre um jovem que tem paralisia cerebral e mal consegue se comunicar. E os dois resolvem explorar o mundo afora juntos. 
  • Rodando hacia ti, comédia romântica, Itália, 2022. Mulherengo de 50 anos e dono de uma famosa marca de calçado é capaz de qualquer coisa para conquistar as mulheres, a ponto de fingir ser tetraplégico até que conhece uma compositora alegre paraplégica.
  • Um Homem Chamado Ove (En Man Som Heter Ove), drama, Suécia, 2017 (tetraplegia). Ove é um senhor mal-humorado que leva uma vida totalmente amargurada. Aposentado, ele se divide entre sua rotina monótona e as visitas que faz ao túmulo de sua falecida esposa. Mas, quando novos vizinhos se mudam para a casa da frente, uma amizade inesperada irá surgir.