Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial / Institucional / Estrutura organizacional / Gestão na Câmara dos Deputados / Gestão Estratégica / Modelo de Governança da Gestão Estratégica da Câmara dos Deputados

Modelo de Governança da Gestão Estratégica da Câmara dos Deputados

Portaria nº 233 de 2009

Estrutura

A Gestão Estratégica da Câmara dos Deputados é implementada corporativamente e setorialmente por meio das seguintes instâncias:

  • Comitê de Gestão Estratégica - CGE, formado pelos titulares das unidades administrativas do topo da estrutura organizacional da instituição (veja aqui o organograma da Câmara com os órgãos do CGE contornados de vermelho);
  • Comitês Setoriais de Gestão Estratégica - CSG's, formado dentro de cada unidade administrativa pelo seu titular e chefes a ele diretamente subordinados;
  • Escritório Corporativo de Gestão Estratégica - ECGE, núcleo integrante da Assessoria de Projetos e Gestão com a função de assessorar a Diretoria Geral e o CGE; 
  • Escritórios Setoriais de Gestão Estratégica - ESGE's, núcleos integrantes de cada unidade administrativa com a função de assessorar os CSG´s.

Reuniões de Avaliação Estratégica - RAE

A RAE é um encontro periódico voltado à reflexão estratégica. É o principal momento de avaliação do desempenho da organização à luz da estratégia da Casa e dos indicadores dos projetos e processos estratégicos. Ela acontece corporativa e setorialmente três vezes ao ano.

Demais Atores da Gestão Estratégica

Patrocinadores

São autoridades hierarquicamente superiores aos gerentes de programa e projeto. Acompanham o desenvolvimento dos projetos do início ao fim, com total comprometimento, buscando garantir os recursos necessários ao seu sucesso.

Mantêm contato direto com os Comitês de Gestão Estratégica Setoriais e Corporativo.

Gerentes de Programas e de Projetos

São os responsáveis pela condução do programa ou projeto sob sua responsabilidade. Para isso, utilizam a Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Casa.

Membros de equipe

Os membros de equipe são aqueles que participam da execução do projeto. Muitas vezes têm papel importante também na fase de planejamento do projeto.