Ciclos de curto prazo

Foco estratégico - Biênio 2023-2024:

Fortalecer a atuação institucional da Câmara dos Deputados por meio do aprimoramento da gestão de pessoas, processos, informações e tecnologia.

 

CICLO 2023-2024

Portfólio de projetos estratégicos aprovado pelo Comitê de Gestão Estratégica (CGE) para o biênio 2023-2024:   

 

Gestão de mídias audiovisuais

Unificar e automatizar o gerenciamento e a preservação dos acervos corporativos de mídias audiovisuais, por meio de solução do tipo Media Asset Management - MAM.

 

Monitoramento da percepção da sociedade sobre os temas em discussão

Unificar e automatizar a coleta de dados sobre como a sociedade percebe, avalia e se relaciona com as propostas e temas discutidos na Casa, além de disponibilizar ferramentas de análise para tomada de decisão.

 

Audiências interativas no Portal

Desenvolver nova plataforma de audiências interativas com os objetivos de aprimorar a experiência do usuário, permitir um maior número de participantes simultâneos e garantir a segurança da informação.

 

Trilhas de controle para certificação de contas

Automatizar a execução de testes de auditoria em processos de trabalho significativos para a certificação de contas da Câmara dos Deputados, viabilizando o controle contínuo dos referidos processos pela gestão.

 

Modernização dos sistemas de votação

Uniformizar e atualizar os sistemas de votação do plenário e das comissões com a finalidade de reduzir riscos tecnológicos, fortalecer a segurança digital e aprimorar a experiência dos usuários.

 

Portal de autosserviços do servidor

Criar e disponibilizar um portal de autosserviços na internet para os servidores ativos e inativos, a partir de formulários estruturados que gerem resultados sem necessidade de interferência humana.

 

Assessoramento legislativo baseado em dados

Implantar processos de trabalho que permitam a utilização e o tratamento de dados de fontes externas para apoiar o assessoramento legislativo.

 

Prestação dinâmica de contas

Aprimorar o processo de transparência e prestação de contas para assegurar a conformidade e promover a melhoria contínua da qualidade das informações.

 

Gestão do Estágio-Visita

Desenvolver novo sistema que otimize as inscrições no programa Estágio-Visita e que seja integrado à plataforma Gabinete Digital.

 

Gestão de afastamentos parlamentares

Automatizar a gestão de processos relacionados a afastamentos parlamentares.

 

Modernização do Sistema Habit

Desenvolver solução de TI para a gestão da distribuição de unidades residenciais e do auxílio-moradia de deputados.

 

Projetos Remanescentes

(alta relevância, cuja continuidade apresenta impacto positivo para a Casa)

 

Adequação das instalações às normas de prevenção e combate a incêndio e pânico

Adequar as instalações dos edifícios administrativos da Câmara dos Deputados de forma a atender às normas de prevenção e combate a incêndio e pânico do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

 

Sistema de Suporte e assessoramento legislativo digital

Unificar e aprimorar a plataforma digital para o assessoramento legislativo das Consultorias Legislativa e de Orçamento, substituindo os sistemas obsoletos (Sisconle e Sisconof).

 

Infoleg Parlamentar – Módulo Órgãos Legislativos

Integrar e aprimorar o processo de cadastro dos órgãos legislativos, assim como o registro da participação dos parlamentares na Mesa Diretora, Lideranças, Comissões e outros órgãos legislativos.

 

Infoleg Processo Legislativo Digital (PLD) – Módulo 2

Dar continuidade ao desenvolvimento de sistema informatizado para automação dos procedimentos referentes ao processo legislativo, em substituição ao sistema Sileg.

 

Requerimentos procedimentais e roteiro do presidente

Possibilitar a criação de requerimentos por meio de formulários eletrônicos e a geração do roteiro do presidente para as comissões e plenário.

 

Governança de Dados 2.0

Estabelecer regras e procedimentos para garantir a qualidade, segurança, privacidade e integridade dos dados da Câmara dos Deputados.

 

As informações sobre as entregas e os benefícios dos projetos (metas) serão divulgadas assim que forem aprovadas. O CGE acompanhará o desempenho dos projetos e os indicadores serão publicados aqui.