Estrutura

Coordenação de Emergências Médicas

A Emergência Médica da Câmara funciona em período integral, prestando atendimento de urgência/emergência na sede do DEMED e nas dependências da Casa. O Posto Médico do Plenário funciona durante as sessões do plenário. Em regimes de plantão, o serviço dispõe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, todos especializados em atendimento emergencial. Dispõe ainda de equipamentos médicos como monitores, desfibriladores e respiradores, além de completa infra-estrutura de farmácia, que auxilia no diagnóstico e tratamento de qualquer situação em que haja risco iminente de morte. Pacientes mais graves são inicialmente estabilizados na sala da emergência e depois transferidos para hospitais de referência em UTIs Móveis equipadas e que atendem padrões internacionais de suporte avançado de vida.

Para se acionar a Emergência: 3216-7777 ou 911 (nas dependências da Câmara)

Para informações: 3216-7715 ou 3216-7776.

 

Coordenação Médica

A Coordenação Médica presta atendimentos médicos ambulatoriais nas áreas de Cardiologia, Clínica-Médica, Cirurgia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Perícia-Médica e Medicina do Trabalho. Possui rotina de Check-up clínico cardiológico, direcionado aos senhores parlamentares, quando são realizados exames laboratoriais, radiológicos e cardiológicos, além da avaliação do médico clínico, com duração de uma manhã, garantindo eficácia e otimização do tempo. Conta com um centro cirúrgico equipado para a realização de pequenos procedimentos e exames endoscópicos e, ainda,  um setor de Radiologia para exames de Raio-X, Ecografia e Tomografia. Realiza programas preventivos visando à saúde e à melhoria da qualidade de vida do usuário.

Para informações: 3216-7702 / 3216-7707

 

Coordenação de Enfermagem

A Coordenação de Enfermagem (Coenf) desenvolve ações de promoção e prevenção de saúde, gerenciando e participando de vários programas preventivos desenvolvidos no Departamento Médico (Demed), incluindo programas nas áreas de saúde ocupacional e segurança do trabalho, com o objetivo de promover a saúde integral, preventiva e laboral aos usuários do Demed. A Coenf realiza assistência de Enfermagem ambulatorial, como atendimento a pacientes portadores de feridas, diabéticos, gestantes e puérperas; e ainda, executa atividades técnicas e auxiliares a todos os procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais realizados no Departamento Médico. Essa Coordenação também administra e executa todos os agendamentos de consultas e exames e supervisiona o atendimento prestado pela equipe de enfermagem com o objetivo de assegurar uma assistência de qualidade e redução dos riscos à saúde.

Para  informações: 3216-7952

 

Coordenação de Apoio Administrativo

 A Coordenação de Apoio Administrativo garante o funcionamento do Departamento médico, por meio de sua rotina interna, no que se refere a manutenção da estrutura física e de equipamentos, além de realizar atividades de controle de frequência, instrução e trâmite de processos de aquisição e manutenção de equipamentos, medicamentos, materiais e insumos, processos de interesse do servidor lotado no Demed e de parlamentares, em assuntos relacionados à saúde, além de ser responsável pelo Setor de Arquivo Médico e pela movimentação dos prontuários médicos dos usuários deste Departamento.

Para informações: 3216-7800

  

Coordenação de Laboratório de Análises Clínicas 

A Coordenação de Laboratório de Análises Clínicas (Colab) realiza exames complementares nas áreas de hematologia, bioquímica, urinálise, parasitologia, hormônios, imunologia e microbiologia aos usuários do Departamento Médico.

A coleta de sangue e entrega de material ocorre das 07:15h às 10:30h, de segunda a sexta-feira, sem necessidade de agendamento, mediante apresentação do pedido médico.

Exames que são considerados de urgência encaminhados pela Coordenação de Emergências Médicas são realizados conforme demanda.

Para informações: 3216-7821.

  

Coordenação de Rádio-Imagem (Apoio ao diagnóstico)

 A Coordenação de Apoio ao Diagnóstico reúne serviços nas áreas de psicologia, fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia do Departamento Médico, oferecendo ao usuário atendimento individualizado ou em grupo, com o objetivo de contribuir para sua saúde integral.

Elabora programas de prevenção e promoção de saúde e participa das iniciativas do Demed em melhoria da qualidade de vida do servidor, dentre eles o Programa de Controle do Peso, Curso de Gerenciamento de Estresse, Clínica do Sono, Programa de Assistência aos Diabéticos e Programa de Gestantes.

Para  informações: 3216-7857