Notícias

  • 14/10/2019 - CEDES RECEBE TCU PARA REUNIÃO SOBRE DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA
    O grupo de estudo do Cedes “A DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA: um novo estudo” recebe convidados do Tribunal de Contas da União no dia 07/11, Alessandro Aurélio Caldeira, Diretor de Fiscalização da Dívida Pública da Secretaria de Macroavaliação Governamental e Joaquim Ramalho de Albuquerque, Auditor da Diretoria de Fiscalização da Dívida Pública para debater a respeito da evolução do endividamento público brasileiro nos últimos 25 anos. O encontro, sob o comando dos relatores do estudo, Deputado Félix Mendonça Júnior (PDT/BA) e Deputado Denis Bezerra (PSB/CE), está marcado para 9h, na Sala de Reuniões da Mesa, Edifício Principal.
  • 14/10/2019 - REUNIÃO DO CEDES ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL COM REPRESENTANTES DO SETOR PRIVADO DA ATENÇÃO À SAÚDE E SOCIEDADES PROFISSIONAIS
    O grupo de estudo do Cedes “atenção primária à saúde no Brasil” se reunirá na quinta-feira, 17/10, para debater formas de valorização do médico clínico no atendimento básico de saúde no Brasil com representantes do setor privado da atenção à saúde e sociedades profissionais. O encontro, sob o comando do relator do estudo, deputado federal Dr. Luiz Ovando (PSL/MS), está marcado para 9h, na Sala de Reuniões da Mesa, Edifício Principal. A última reunião, ocorrida no dia 26/9, contou com a presença de representantes de sistemas de informação, de monitoramento e de controle de diversos órgãos do governo. Nesta próxima reunião, foram convidados cinco especialistas do setor privado da atenção à saúde e sociedades profissionais: Nulvio Lermen Júnior - Diretor médico da UnitedHealth Group e representante da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge); Bruno Ganem Siqueira - Diretor Médico do Grupo Sabin e representante da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde); Mauro Luiz de Britto Ribeiro - Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM); Ricardo Costa de Siqueira - Membro da Câmara de Atenção à saúde do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e enfermeiro da Universidade Federal do Ceará (UFCE); e Reinaldo Camargo Scheibe Presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge).
  • 04/10/2019 - CEDES REALIZA SEMINÁRIO CIDADES INTELIGENTES, HUMANAS E SUSTENTÁVEIS
    Na terça-feira, 8 de outubro, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (CEDES) e a Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) realizaram o SEMINÁRIO “CIDADES INTELIGENTES, HUMANAS E SUSTENTÁVEIS”. O evento aconteceu no Auditório NEREU RAMOS, Anexo 2, na Câmara dos Deputados, em Brasília, das 9h00 às 18h, e contou com a participação de parlamentares, autoridades do executivo e legislativo, pesquisadores e especialistas no tema.
  • 01/10/2019 - CEDES RECEBE BANCO CENTRAL PARA REUNIÃO DO ESTUDO A DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA
    O grupo de estudo do Cedes “A DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA: um novo estudo” recebe dois convidados do Banco Central nesta quinta-feira, 3/10, Fernando Alberto Rocha, Chefe do Departamento de Estatísticas, e Luiz Gonzaga de Queiroz Filho, Consultor do Departamento de Estatísticas, para debater a respeito da evolução do endividamento público brasileiro nos últimos 25 anos.
  • 27/09/2019 - CEDES REALIZA REUNIÃO TEMÁTICA DO ESTUDO CIDADES INTELIGENTES NO DIA 1/10
    O grupo de trabalho do Cedes “Cidades Inteligentes” se reunirá pela nesta terça-feira, 1/10, 10h, na Sala de Reuniões da Mesa, para dar andamento ao estudo proposto pelos deputados Francisco JR (PSD/GO), Haroldo Cathedral (PSD/RR), Angela Amin (PP/SC) e Eduardo Braide (PMN/MA). Para subsidiar a reunião, foram convidados quatro especialistas da área: o Secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville (SC), Danilo Conti; o Secretário de Mobilidade Urbana da Prefeitura Municipal de São José dos Campos (SP), Paulo Roberto Guimarães Júnior; a assessora técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba (PR), Leny Mary Góes Toniolo; e o Superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição da ANEEL, Carlos Alberto Calixto Mattar.
  • 23/09/2019 - REUNIÃO DO CEDES ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL COM REPRESENTANTES DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, DE MONITORAMENTO E DE CONTROLE
    O grupo de estudo do Cedes “Atenção Primária à Saúde no Brasil” se reunirá na quinta-feira, 26/9, para debater formas de valorização do médico clínico no atendimento básico de saúde no Brasil com representantes do sistema de informação, de monitoramento de controle. Nesta reunião, foram convidados cinco especialistas de sistemas de informação, de monitoramento e de controle: O Secretário da Secretaria de Controle Externo da Saúde do Tribunal de Contas da União, Carlos Augusto de Melo Ferraz; o Coordenador de Auditoria da Área de Saúde do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, Rodrigo Eloy Arantes; o Coordenador-Geral de Monitoramento das Recomendações de Auditoria do DENASUS, Jacson Venâncio de Barros; a técnica do Departamento Nacional de Auditoria do SUS - DENASUS, Raquel de Nazaré Nunes e Souza; e o Coordenador-Geral de Monitoramento das Recomendações de Auditoria do DENASUS, José Antônio Bonfim Mangueira.
  • 16/09/2019 - CEDES RECEBE STN PARA REUNIÃO DO ESTUDO A DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA
    O grupo de estudo do Cedes “A DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA: um novo estudo” recebe nesta quinta-feira, 19/9, José Franco, Subsecretário da Dívida Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), para debater a respeito da evolução do endividamento público brasileiro nos últimos 25 anos. O encontro, sob o comando dos relatores do estudo, deputado federal Félix Mendonça Júnior e deputado federal Denis Bezerra (PSB/CE), está marcado para 9h, na Sala de Reuniões da Mesa, Edifício Principal.
  • 09/09/2019 - CEDES REALIZA REUNIÃO COM TCU PARA DEBATER TEMA CIDADES INTELIGENTES NO DIA 12/9
    O grupo de estudo do Cedes “Cidades Inteligentes” se reunirá, nesta quinta-feira, 12/9, com Secretários do TCU na sala Multiuso do Edifício Sede do TCU, para discutir a visão do controle externo acerca dos desafios que envolvem a implementação e a sustentabilidade ambiental, econômico e financeira das cidades inteligentes e sobre o papel dos órgãos de controle na promoção e no estímulo à inovação no País. Participarão do encontro os relatores do estudo deputados Francisco JR (PSD/GO), Haroldo Cathedral (PSD/RR), Angela Amin (PP/SC), Eduardo Braide (PMN/MA) e o Deputado Darcísio Perondi. Os deputados serão recepcionados pelos Secretários de Controle Externo do TCU que irão apresentar os desafios da instituição sobre Cidades Inteligentes: Bruno Martinello, de Fiscalização de Infraestrutura urbana; Claudio Souza Castello Branco, de Fiscalização de Tecnologia da Informação; Andreia Rocha Bello de Oliveira, do Desenvolvimento Econômico; Hugo Chudyson, da Agricultura e do Meio Ambiente; Manoel Moreira de Souza Neto, de Fiscalização de Infraestrutura de Energia Elétrica; Vanessa Lopes, da Educação; Ângela Brusamarello, Substituta da Administração do Estado; e a auditora Fabiana Ruas Vieira, Diretora do Centro de Promoção de Cultura e Inovação.
  • 08/09/2019 - CEDES REALIZA REUNIÃO TEMÁTICA DE “CASES” DO ESTUDO CIDADES INTELIGENTES NO DIA 10/9
    O grupo de estudo do Cedes “Cidades Inteligentes” se reunirá, nesta terça-feira, 10/9, na sala de reuniões da CONLE, Anexo 3, para discutir casos de sucesso, de insucesso e os diversos aspectos que envolvem a implantação de Cidades Inteligentes. Participarão do encontro os relatores do estudo deputados Francisco JR (PSD/GO), Haroldo Cathedral (PSD/RR), Angela Amin (PP/SC) e Eduardo Braide (PMN/MA).
  • 05/09/2019 - CEDES REALIZA REUNIÃO DO GRUPO DE ESTUDOS ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL COM REPRESENTANTES DA ACADEMIA NO DIA 5/9
    O grupo de estudo do Cedes “Atenção Primária à Saúde no Brasil” se reunirá na quinta-feira, 5/9, para debater formas de valorização do médico clínico no atendimento básico de saúde no Brasil com representantes da academia.
  • 02/09/2019 - CEDES E CDU REALIZARAM VISITA TÉCNICA AO PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPU NO DIA 2/9
    O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) e a Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados realizaram nesta segunda-feira, 2 de setembro, visita técnica ao Laboratório de Cidades Sustentáveis, Núcleo de Inteligência Territorial e Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).
  • 02/09/2019 - RELATOR DE ESTUDO DO CEDES E MEMBROS DA CDU REALIZAM VISITA TÉCNICA AO PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPU NO DIA 2/9
    O deputado federal Francisco JR (PSD/GO), relator do estudo do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) sobre Cidades Inteligentes, participa, no dia 2 de setembro, de visita técnica ao Laboratório de Cidades Sustentáveis, Núcleo de Inteligência Territorial e Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).
  • 15/08/2019 - CEDES REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DO GRUPO DE ESTUDOS “ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO BRASIL”
    A equipe responsável pelo estudo do Cedes “Atenção Primária à Saúde do Brasil” se reuniu nesta quinta-feira, 15/8, na Sala de Reuniões da Mesa. O objetivo do estudo é avaliar a efetividade do modelo de Atenção Primária à Saúde. A rodada inicial de discussões contou com a presença de diversos gestores do governo.
  • 14/08/2019 - CEDES AMPLIA DEBATE SOBRE O TEMA CIDADES INTELIGENTES E RECEBE NOVOS ESPECIALISTAS
    O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) realizou nesta terça-feira, 13 de agosto, nova rodada de discussões sobre o tema “Cidades Inteligentes”. Para subsidiar a reunião foram convidados 5 especialistas da área: • CELSO CAMILO - Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia de Goiânia/GO - SEDETEC; • ANDRÉ GOMYDE PORTO - Presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas; • DANIEL SHIM DE SOUSA ESASHIKA - Pesquisador da USP e especialista em Cidades Inteligentes; • THIAGO CAMARGO LOPES - CEO na Movimento Brasil Digital - São Paulo; • WILSON DINIZ WELLISCH – Diretor do Departamento de Inclusão Digital - MCTIC. A reunião contou também com a presença do Consultor Carlos Frees, Vice presidente de relações setor privado da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e CEO Estrategista da Smart Frees
  • 10/07/2019 - Cedes Lança livro “Financiamento da Educação Superior no Brasil: impasses e perspectivas”
    O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) lançou ontem (09) o décimo primeiro livro da série Estudos Estratégicos. A publicação “Financiamento da Educação Superior no Brasil: impasses e perspectivas” foi relatada pelo deputado federal Alex Canziani (PTB/PR) e coordenado pelo consultor legislativo Ricardo Martins.