Notícias

  • 12/04/2021 - CEDES REALIZOU REUNIÃO DE INSTALAÇÃO DO NOVO BIÊNIO 2021-2022
    Na quarta-feira, 7/4, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) realizou a reunião de instalação do colegiado do biênio 2021/2022 sob o comando do novo presidente, deputado federal Da Vitória (CIDADANIA/ES). O encontro aconteceu às 10h, no Plenário 13 e sala virtual do zoom, e foi acompanhado por parlamentares e convidados no formato presencial e virtual. O evento também foi transmitido ao vivo pelo e-democracia (Audiências Interativas (camara.leg.br)) e youtube (Abertura dos trabalhos do CEDES e análise dos estudos em andamento - 07/04/21 - YouTube).
  • 31/03/2021 - CEDES REALIZA REUNIÃO INAUGURAL DO BIÊNIO 2021/2022
    Reunião inaugural do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) do Biênio 2021/2022 da 56ª Legislatura da Câmara dos Deputados, a realizar-se no dia 07/04 (quarta-feira), às 10h. Agenda prevista: - Fala de Abertura dos Trabalhos pelo Presidente Deputado Da Vitória (CIDADANIA/ES); - Apresentação do estudo Atenção Primária à Saúde do Brasil; - Apresentação do estudo A Dívida Pública Brasileira: um novo estudo; - Debate sobre os estudos em andamento; - Encerramento dos trabalhos.
  • 29/03/2021 - CENTRO DE ESTUDOS E DEBATES ESTRATÉGICOS DA CÂMARA TEM NOVO PRESIDENTE
    O deputado federal Da Vitória (CIDADANIA/ES) é o novo presidente do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes).
  • 10/03/2021 - Entrevista na Rádio Câmara sobre a publicação Cidades Inteligentes: uma abordagem humana e sustentável
    Para dar mais detalhes sobre o estudo realizado pelo Cedes, o programa Feijoada Completa da Rádio Cãmara convidou a deputada Angela Amin, do PP de Santa Catarina, relatora do estudo, e o consultor legislativo Leandro Carneiro.
  • 25/02/2021 - ESTUDO DA CÂMARA PROPÕE MODELOS DE ORGANIZAÇÃO URBANA CONHECIDOS COMO CIDADES INTELIGENTES
    EVENTO DIA 10 DE MARÇO 17H No próximo dia 10 de março, às 17h, em ambiente virtual cd.leg.br/edemocracia_1720 , será lançada a publicação Cidades Inteligentes: uma Abordagem Humana e Sustentável, do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes). O estudo apresenta a concepção de cidade inteligente adotada pelo CEDES, salientando que cidade inteligente não é aquela que simplesmente usa a tecnologia no meio urbano, mas a que investe em capital humano e social, em desenvolvimento econômico sustentável, em inovação e empreendedorismo e no uso de tecnologias disponíveis para aprimorar e interconectar os serviços e a infraestrutura das cidades. Tudo isso de modo equânime e criativo, sempre com foco na cidadania, na qualidade de vida e no bem-estar dos cidadãos.
  • 17/12/2020 - CEDES publica Relatório de Gestão Anual 2020
    O Centro já produziu, em parceria com a consultoria legislativa, vinte e sete publicações sobre os mais variados temas e apresentou 80 proposições legislativas. Em junho de 2019, foram aprovados temas de estudos tais quais: Disparidades no Custo das Tarifas de Energia Elétrica no Brasil, a Dívida Pública Brasileira: um novo estudo, Atenção Primária à Saúde no Brasil e Cidades Inteligentes, para o biênio 2019/2020. Para cada estudo são designados deputados relatores e consultores legislativos que coordenam os trabalhos a partir de um plano de atividades com visitas técnicas, seminários, audiências públicas e reuniões temáticas com especialistas. Neste relatório foram apresentadas todas as atividades realizadas pelo CEDES em 2020. Destacamos que a maioria dos eventos programados foram cancelados em razão da Covid-19 conforme Ato da Mesa n. 118 de 11/3/2020.
  • 11/03/2020 - Reunião Temática do Grupo de Estudos CIDADES INTELIGENTES (adiado em função do ato da mesa nº 118. 11/03/2020)
    O grupo de estudo do Cedes “Cidades Inteligentes” se reunirá para debater sobre os eixos Sociedade inovadora e altamente qualificada e Economia baseada em conhecimento e os diversos aspectos que envolvem a implantação de Cidades Inteligentes. Participarão do encontro os relatores do estudo deputados Francisco JR (PSD/GO), Angela Amin (PP/SC), Eduardo Braide (PODE/MA) e Haroldo Cathedral (PSD/RR). Para subsidiar a reunião, também foram convidados cinco especialistas da área: Klaus North – Professor da Wiesbaden Business School - HRM, Alemanha, Gregório Jean Varvakis Rados – Professor do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Humberto Luiz de Rodrigues Pereira – Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras - ANPEI, Amure Pinho - Presidente da Associação Brasileira de Startups – Abstartups e Luis Otavio de Abreu Reiff - Economista do Departamento de Inteligência para Prospecção e Gestão de Clientes Governamentais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES.
  • 04/03/2020 - Reunião Temática do Grupo de Estudos CIDADES INTELIGENTES 10/03/2020
    Acompanhe pelo edemocracia e youtube: https://www.youtube.com/watch?v=8EIGaw1NJZ8&feature=youtu.be https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/1503 O objetivo da Reunião é debater sobre Educação para Sociedade Inovadora e Altamente Qualificada - Educação da população em geral. Esta reunião será dedicada à apresentação de diagnósticos, pesquisas, levantamentos de demandas, programas, projetos e ações, sugestões e críticas relacionados aos desafios na área de educação, formação profissional e capacitação tecnológica, impostos pela transformação digital e pelos novos paradigmas de sociedade, economia e mercado que estão se formando. A apresentação, portanto, pode ser tão ampla quanto necessária, de forma a contribuir para o esclarecimento dos rumos para a superação do atraso educacional e das deficiências na capacitação tecnológica, e discorrer sobre assuntos desde, por exemplo, políticas de educação básica e superior, currículo e formação de professores, inclusão digital e conectividade nas escolas, metodologias inovadoras de ensino, até novos arranjos educacionais e parcerias entre o público e o privado.
  • 02/03/2020 - Reunião Temática do Grupo de Estudos CIDADES INTELIGENTES 03/03/2020
    O objetivo da Reunião será debater sobre Educação para Sociedade Inovadora e Altamente Qualificada - Formação técnico-profissional. Esta reunião será dedicada à apresentação de diagnósticos, pesquisas, levantamentos de demandas, programas, projetos e ações, sugestões e críticas relacionados aos desafios na área de educação, formação profissional e capacitação tecnológica, impostos pela transformação digital e pelos novos paradigmas de sociedade, economia e mercado que estão se formando. A apresentação, portanto, pode ser tão ampla quanto necessária, de forma a contribuir para o esclarecimento dos rumos para a superação do atraso educacional e das deficiências na capacitação tecnológica, e discorrer sobre assuntos desde, por exemplo, políticas de educação básica e superior, currículo e formação de professores, inclusão digital e conectividade nas escolas, metodologias inovadoras de ensino, até novos arranjos educacionais e parcerias entre o público e o privado
  • 12/02/2020 - Reunião Temática do Grupo de Estudos CIDADES INTELIGENTES 18/02/2020
    O estudo tem como objetivo avaliar o impacto do crescimento urbano no transporte público, segurança, mobilidade, educação e serviços públicos em geral e sugerir inovações em todas as dimensões, de forma a garantir melhoria de qualidade de vida da população, sempre com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas. Espera-se conhecer projetos com aplicações práticas de soluções tecnológicas disponíveis na integração dos serviços públicos visando à solução de problemas e o desenvolvimento urbano nas cidades. O propósito da reunião é saber como essas soluções influenciaram as experiências práticas realizadas em municípios para subsidiar o estudo sobre Cidades Inteligentes que está sendo desenvolvido na Câmara dos Deputados.
  • 10/02/2020 - Reunião Temática do Grupo de Estudos CIDADES INTELIGENTES
    O objetivo da Reunião é debater sobre Economia do Conhecimento e Sociedade Inovadora - Novos arranjos produtivos e novas competências. Esta reunião será dedicada à apresentação de casos de sucesso ou de insucesso de programas e políticas educacionais relacionadas a inovação, tecnologia e ensino de novas competências e de habilidades socioemocionais a alunos, professores e cidadãos em geral, de pesquisas e diagnósticos sobre os nós, rumos e ações necessárias para a superação do atraso e para a transformação educacional que atenda às necessidades do novo paradigma de sociedade que está se formando, ou sugestões e críticas às políticas em andamento na área de educação, capacitação tecnológica e profissional. O fio condutor no conteúdo das apresentações será a preocupação com as mudanças educacionais necessárias para a nova sociedade, economia e mercado de trabalho em transformação.
  • 29/01/2020 - CEDES retoma os trabalhos dos estudos aprovados no biênio 2019/2020
    CEDES retoma no ano de 2020 os estudos propostos para o biênio 2019/2020. A princípio, teremos início com reuniões técnicas acerca do tema de estudos de Cidades Inteligentes, grupo o qual tem como relatores os deputados federais Francisco Jr., Haroldo Cathedral, Angela Amin e Eduado Braide.
  • 19/12/2019 - Relatório de Gestão Anual 2019
    O Centro já produziu, em parceria com a consultoria legislativa, vinte e sete publicações sobre os mais variados temas e apresentou 80 proposições legislativas. Em junho de 2019, foram aprovados temas de estudos tais quais: Disparidades no Custo das Tarifas de Energia Elétrica no Brasil, a Dívida Pública Brasileira: um novo estudo, Atenção Primária à Saúde no Brasil e Cidades Inteligentes, para o biênio 2019/2020. Para cada estudo são designados deputados relatores e consultores legislativos que coordenam os trabalhos a partir de um plano de atividades com visitas técnicas, seminários, audiências públicas e reuniões temáticas com especialistas.
  • 28/11/2019 - Reunião Temática do Grupo de Estudos ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL COM REPRESENTANTES DE EMBAIXADAS E ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS DE SAÚDE
    O grupo de estudo do Cedes “Atenção Primária à Saúde no Brasil” se reuniu na quinta-feira, 28/11, para debater formas de valorização do médico clínico no atendimento básico de saúde no Brasil com representantes de embaixadas e organizações internacionais de saúde.
  • 22/11/2019 - CEDES REALIZA REUNIÃO TEMÁTICA DO ESTUDO CIDADES INTELIGENTES NO DIA 3/12 COM REPRESENTANTES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO
    O grupo de trabalho do Cedes “Cidades Inteligentes” se reunirá pela terça-feira, 3/12, 10h, local a definir , para dar andamento ao estudo proposto pelos deputados Francisco JR (PSD/GO), Haroldo Cathedral (PSD/RR), Angela Amin (PP/SC) e Eduardo Braide (PMN/MA).