Reitores de Universidades Públicas debatem financiamento do ensino superior

15/09/2017 19h15

divulgação

Reitores de Universidades Públicas debatem financiamento do ensino superior

Encontro do Cedes debate financiamento do Ensino Superior

Os reitores, Marco Zago, da Universidade Federal de São Paulo (USP), Roberto Leher, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sylvio Mário Puga Ferreira, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e, Anderson Ribeiro Correia, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), participaram, nesta sexta-feira, 15/9, de uma reunião na Câmara do Deputados, em Brasília, promovida pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes), para debater o financiamento do ensino superior no país. 

O assunto é objeto de um estudo do Cedes iniciado este ano que trata de novas fontes de financiamento da educação superior no país e que tem como relator o deputado federal Alex Canziani (PTB/PR). O encontro foi conduzido pelo consultor legislativo Ricardo Martins, coordenador do estudo. Entre os temas discutidos estão os custos da educação superior brasileira; as formas de financiamento pelo poder público e a capacidade de financiamento pelas próprias famílias; o acesso dos estudantes de baixa renda; a captação de recursos por meio das fundações de apoio e parcerias com a iniciativa privada.

Os reitores fizeram um relato da situação atual e apontaram a questão orçamentária como um dos maiores problemas enfrentados pelas Instituições. Segundo eles, os recursos hoje não são suficientes para fazer investimentos, uma vez que a maior parte do dinheiro vai para pagamento de despesas com pessoal.

As informações colhidas na reunião servirão de subsídio para a elaboração do estudo do Cedes, que ao final trará apensados projetos de lei sobre o tema.  

 

 

Siga o Cedes pelas redes sociais:

 

twitter@CEDESCAMARA

facebook@CEDESCD

 

Contato imprensa: (61) 992985419 – Ana Paula Neves 

 

 

Centro de Estudos e Debates Estratégicos

Câmara dos Deputados, Anexo III, Ala B, Salas 7, 9 e 11,

Brasília - DF, CEP: 70160-900 / Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627